A nau cruzmaltina foi afundada pela pontaria do ‘Pirata’ na noite deste sábado (17), no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Com dois gols do argentino Barcos, o Grêmio venceu o Vasco por 3 a 2 e se consolidou na briga por uma vaga no G-4 e pelo título do Campeonato Brasileiro. O resultado colocou o time gaúcho na terceira posição, atrás de Cruzeiro e Botafogo.
O Tricolor gaúcho contou com uma “ajudinha” conhecida logo aos cinco minutos de bola rolando. O zagueiro estreante Cris, ex-Grêmio, furou de maneira bisonha e a pelota sobrou para Barcos. Oportunista, o Pirata dominou e tocou no canto esquerdo do goleiro Diogo Silva, abrindo o marcador a favor dos visitantes.
Pressionado, o Vasco apostava tudo o que podia nos cruzamentos na área, nos chutes de longa distância e, principalmente, nas cobranças de falta de Juninho Pernambucano. Em uma delas, Alex Telles colaborou e marcou contra, dando o empate aos donos da casa. A igualdade durou menos de dez minutos, até Ramiro desempatar para a equipe de Porto Alegre.
Na etapa complementar, os cariocas esboçavam uma nova busca pelo empate, mas novamente Barcos, no mesmo quinto minuto, fez o seu segundo na partida. Na base da correria, o Vasco buscava o ataque o tempo todo, enquanto o Grêmio falhava nos muitos contragolpes que tinha a seu dispor, podendo consolidar o triunfo longe de casa.
André ainda viria a diminuir, aos 41, mas faltou tempo e futebol para o empate vir. Com a derrota, o time cruzmaltino segue no meio da tabela, em 10º.