O palco pode não ser dos mais famosos, mas quem conhece um pouco da história do futebol brasileiro sabe a importância do campo de futebol do Forte São João, no Rio de Janeiro. Por lá, desfilaram os principais craques do Brasil, seja em treinos pela seleção brasileira ou pelos grandes clubes. Será no impecável gramado que o Barcelona, melhor time do mundo, cruzará as fronteiras para tentar ampliar seu predomínio.
Primeiro, no local, o clube catalão dará, por dois dias, curso para treinadores. Profissionais da equipe espanhola estão no Rio de Janeiro para ministrar as palestras, de quinta-feira (19) a sexta (20).
Depois, na próxima semana, será a vez de olheiros espanhóis acompanharem garotos brasileiros, com idade entre 6 e 12 anos, desfilarem pelo campo principal do Forte da Urca, como é popularmente conhecido o Forte São João.
Os jovens estarão vestidos com uniformes do Barcelona e serão treinados por técnicos da base do clube catalão. Também aprenderão mais sobre a agremiação e o propalado estilo de jogo do Barcelona, que engloba todas as categorias do clube.
Sem saber, os garotos estarão pisando em um gramado que recebeu Pelé, Rivelino, Zico e muitos outros craques do passado. O Forte São João também já foi a "casa" da seleção brasileira diversas vezes, assim como acolheu, dezenas de vezes, os clubes cariocas.
Na área, inclusive, existe uma homenagem ao ex-treinador da seleção brasileira e do Flamengo Cláudio Coutinho, que comandou o Brasil na Copa do Mundo de 1978. Formado pela Escola de Educação Física do Exército, o ex-técnico, morto em 1981, dá nome à Pista Cláudio Coutinho, que circunda o Morro da Urca.
O Forte São João foi construído em 1565, como forma de auxiliar as tropas no combate contra a invasão francesa. Fica no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro, ao lado do Pão de Açúcar, famoso ponto turístico da cidade. Desde 2002 é sede da Diretoria de Pesquisa e Estudos de Pessoal do Exército. Em 2011, Pelé foi homenageado no local.