Três dias depois de golear o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona se viu a frente do mesmo adversário. Desta vez, contudo, com algumas diferenças. O jogo, que foi a ida das quartas de final da Copa do Rei, ocorreu fora de casa, e o time catalão estava sem Messi, machucado, e Suárez, suspenso.
O vencedor, contudo, foi mesmo.
O Barcelona definiu a partida ainda no primeiro tempo e, com gols de Munir e Neymar, derrotou a equipe de Bilbao por 2 a 1 (Aduriz diminuiu para os mandantes no fim). Com o resultado, os comandados de Luis Enrique podem até empatar na volta, que ocorrerá na próxima quarta-feira, no Camp Nou.
Sem dois participantes do trio MSN, Luis Enrique escalou Arda Turan, Neymar e Munir no trio de ataque, com o meio-campo sendo formado por Sergi Roberto, Rakitic e Iniesta. Aos 20 minutos, Arda lançou Rakitic. De primeira, o croata deu cruzamento preciso, rasteiro, para Munir, que bateu de primeira e abriu o placar. O jovem atacante assumiu a artilharia da Copa do Rei, com cinco gols.
Aos 27, foi a vez do Barcelona mostrar mais uma vez a qualidade do passe. Iniesta, então, lançou Neymar, que ganhou do goleiro Herrerín, contou com escorregão do zagueiro e empurrou para as redes.
Na segunda etapa, o Athletic Bilbao começou pressionando e teve boas chances com Aduriz e Eraso, mas ambas as finalizações foram para fora do gol de Ter Stegen. O Barcelona, então, começou a mudar o time, tendo entrado em campo Aleix Vidal, Adriano e Sandro Ramírez.
Aos 43 minutos do segundo tempo, Aduriz pegou chute errado e diminuiu para os donos da casa, dando ainda esperança de classificação. No fim, uma grande defesa do goleiro alemão garantiu a vitória dos catalães.