Barbosa e Lewandowski discordam em mais da metade das sentenças

Data:

Compartilhar:

 

Faltando apenas mais quatro sessões para o fim do julgamento do mensalão, o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Lewandowski, já concluíram a tarefa de julgar os 37 réus. O balanço das decisões dos dois ministros mostra que eles divergiram em mais da metade das sentenças.

Barbosa deu 96 sentenças de condenação (86%)  e apenas 16, pela absolvição (14%). O revisor foi na direção oposta à do colega e deu 70 sentenças pela absolvição (62%). Lewandowski deu menos da metade das sentenças de condenação que Barbosa: 42 sentenças (37%).

As posições antagônicas dos dois tiveram início no marco zero do julgamento: a primeira decisão sobre desmembrar o caso para manter no STF apenas os réus com foro privilegiado. Lewandowski defendeu que o julgamento de 34 dos 37 réus fosse transferido para tribunal de instância inferior. Na ocasião, surpreendeu Barbosa, que considerou a atitude uma “traição”.

De lá para cá os dois ministros protagonizaram bate-bocas e discussões ríspidas no plenário, e chegaram a ameaçar entregar as funções. Os embates durante as sessões de julgamento também deterioraram as relações de Barbosa com Marco Aurélio Mello, e de Lewandowski com Gilmar Mendes.

Na semana que vem o Tribunal promete concluir o julgamento de 13 réus acusados de formação de quadrilha, definir a situação de outros 5, alvo de empate, além de definir o tamanho das penas para os condenados. Barbosa deve apresentar aos colegas a proposta de punição, que será decidida pelo colegiado de ministros. A questão deve provocar novos confrontos entre relator e revisor. Lewandowski, no entanto, declara que não participará da definição de penas para réus que ele próprio tenha absolvido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...