Cerca de 24 horas após a invasão a uma mineradora em Poconé (distante 100 km de Cuiabá), a Polícia Civil investiga o mesmo crime praticado contra outra mineradora no município de Paranaíta (distante 839 km de Cuiabá), ocorrido na quinta-feira (8). Em ambas as ações, os bandidos levaram ouro. Os valores dos prejuízos não foram informados.
A polícia investiga a ligação entre as duas ações, mas, por enquanto, não informou se há evidências.
Seis criminosos, usando coletes à prova de bala, invadiram a mineradora em Paranaíta, na estrada Porto de Areia, e anunciaram o assalto. Câmaras de circuito interno registraram a ação violenta dos bandidos.
Eles chegaram em uma caminhhonete S10, horas após encontrada em uma estrada já incendiada. O grupo rendeu o vigilante e o colocou em cima da carroceria do veículo e entraram na mineradora.
Os criminosos foram direto ao escritório da mineradora, arrobaram uma primeira porta a chutes. Depois arrombaram outra sala, chamada ‘casa do ouro’, fazendo um disparo na porta e carregaram uma caixa d’água e um balde azul contendo produtos extraídos pela mineradora.
O grupo criminoso portava armas pesadas e coletes. Na fuga do local, os homens tentaram levar o vigia para o mato, que relutou e foi espancado e depois deixado na portaria, deitado no chão.
Os aparelhos celulares do vigilante também foram roubados. O delegado Antenor Pimentel Jr. e a equipe da delegacia estiveram na mineradora coletando informações e evidências para esclarecimento do crime. A Politec realizou perícia no local.
No retorno para delegacia, os policiais encontraram a camionete utilizada no assalto, incendiada, e os pneus queimando no meio da via, fazendo barricada na MT-206, que dá acesso ao município de Apiacás.
Os policiais também localizaram um veículo Gol, prata, incendiado, no acostamento da estrada de acesso ao Porto de Areia.
Os veículos e materiais coletados serão analisados e as diligências estão em andamento para identificação e localização dos criminosos.
Poconé
Tambémseis assaltantes invadiram uma mineradora em Poconé, na madrugada de quarta-feira (7) e fugiram levando ao menos 5 tachos com ouro e duas motocicletas.
Durante a ação, trabalhadores foram rendidos e obrigados a recolher o ouro para o grupo, que segue foragido. O prejuízo causado não foi informado.
Eles perguntaram de quem era o garimpo e depois da resposta, passaram a recolher resumos de ouro que estavam em um tacho. Com a ajuda de uma retroescavadeira, conseguiram mais outros 4 tachos com ouro.
Veja vídeo