O primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado já tem data marcada. O evento será realizado no dia 12 de agosto, pela TV Cidade Verde, afiliada do Grupo Bandeirantes em Mato Grosso, com início às 21h15.
No programa, os quatro candidatos ao Palácio Paiaguás, Silval Barbosa (PMDB), Mauro Mendes (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Marcos Magno (PSOL), estarão frente a frente, debatendo ideias, projetos e propostas.
Ao MidiaNews, o diretor de Jornalismo da TV Cidade Verde, José Roberto Amador, informou que o debate faz parte de uma tradição da Rede Bandeirantes em todo o país e, dessa forma, Mato Groso não poderia ficar à margem do processo.
Segundo ele, a idéia do programa é tirar o candidato do "invólucro do marketing", uma vez que, no horário eleitoral gratuito, não é possível o eleitor avaliar cada um dos nomes.
"No horário eleitoral, o candidato fala o quer, sem confronto de idéias, fator que dificulta a avaliação de comportamento, postura, visão sobre mundo… No debate, eles responderão perguntas formuladas pelos próprios candidatos, com direito a réplica e tréplica. Durante o programa, o eleitor poderá avaliar melhor os nomes que pretendem governar o Estado", afirmou.
Amador explicou que o debate terá duas horas de duração e será dividido em cinco blocos, sendo o primeiro para a apresentação dos candidatos, bem como os motivos pelos quais que entraram na disputa pelo Palácio Paiaguás.
O segundo e o terceiro blocos constarão de perguntas e respostas entre os adversários; no quarto bloco, serão feitas perguntas sobre temas diferenciados, com o sorteio do candidato que irá responder e um que irá comentar a resposta. No último bloco, serão feitas as considerações finais.
O diretor de Jornalismo da TV Cidade Verde destacou que o estúdio onde será realizado o debate contará com quatro câmeras, sendo uma focada no ambiente em geral, uma no mediador e as demais nos candidatos, focando as expressões deles.
Beting e Casoy
Sobre o mediador, o jornalista informou que o diretor-geral da TV Cidade, empresário Luiz Carlos Beccari, está em São Paulo, nesta semana, justamente negociando a vinda de um jornalista da rede para mediar o debate. Dentre os nomes estão Joelmir Beting, Ticiana Villas Boas e Boris Casoy.
Caso a decisão das eleições majortárias vá para o segundo turno, a Band Mato Grosso estuda a possibilidade de realização de um novo debate, no dia 14 de outubro.
Reunião
José Roberto Amador informou que se reuniu, nesta terça-feira (6), com representantes dos candidatos, aos quais apresentou um esboço das regras para a participação no debate do dia 12 de agosto.
Uma nova reunião será realizada, ainda neste mês, para finalizar as normas que nortearão o programa. Segundo Amador, os quatro candidatos a governador já confirmaram presença no evento.