Em partida equilibrada, o Bahia venceu no estádio Pituaçu o Atlético-GO por 2 a 1 e se afastou da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Tricolor marcou com Jobson e Fahel, enquanto o Dragão descontou com Juninho.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 18 pontos, alcançando a 13ª posição. Já o Atlético-GO se afundou na tabela e está na 17ª colocação, com 13 pontos.
Na próxima rodada, o Dragão recebe o Santos em Goiânia, às 18h30 do sábado (13), e o Bahia, mais uma vez no Pituaçu, duela com o Internacional, no domingo (14), às 18h30.
Determinado a embalar no campeonato e a se distanciar das últimas posições, o Bahia começou a partida em cima do Atlético-GO. O Dragão, no entanto, se postou bem na defesa e não dava espaços para o Tricolor atacar.
A primeira grande chance do Bahia foi aos 12min, com Jobson. O atacante recebeu dentro da área, pela esquerda, e chutou forte para ótima defesa de Márcio. O Atlético-GO não demorou para responder e, aos 20min, Felipe aproveitou cruzamento de Rafael Cruz e mandou de primeira, mas Marcelo Lomba afastou para escanteio.
No minuto seguinte, em cobrança de falta, Ricardinho levantou bola na área e Thiego subiu mais que todo mundo, mas mandou por cima do gol. A torcida no Pituaçu, porém, nem teve tempo para lamentar. Cinco minutos depois, Reinaldo encontrou Jobson dentro da área. O atacante saiu da marcação de Agenor e mandou no ângulo esquerdo de Márcio, que nada pôde fazer.
À frente no placar, o Bahia começou a priorizar a defesa e a partida ficou bastante truncada. O Atlético-GO foi em busca do empate, mas encontrava dificuldades para furar o bloqueio tricolor. E o gol atleticano saiu somente na etapa final. Logo aos 2min, Juninho tabelou com Thiaguinho, invadiu a área e bateu cruzado, na saída de Marcelo Lomba.
A igualdade no marcador deixou os jogadores do Bahia nervosos e a equipe passou a errar muitos passes. O Tricolor só conseguia levar perigo na bola parada de Ricardinho. E foi assim que o time voltou a ficar à frente no placar.
Aos 28min, o experiente meia cobrou escanteio pela direita e achou Jones, livre na segunda trave. O jogador tricolor, então, ajeitou para o meio da área e Fahel se antecipou a Márcio para cabecear para o fundo do gol.
O Atlético-GO, então, foi todo ao ataque em busca do empate, e deu muitos espaços para os contra-ataques. Aos 40min, em um lance rápido, Jobson limpou a marcação e chutou, mas nas mãos de Márcio. No minuto seguinte o atacante, sozinho, teve outra boa chance, porém mandou por cima do gol.
Já nos acréscimos, Pituca fez linda jogada e tocou para Marcão, que só ajeitou para Juninho, que invadiu a área pela esquerda e chutou forte. Marcelo Lomba foi rápido e saiu do gol para defender e garanti a vitória tricolor.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 1 ATLÉTICO-GO
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 5 de agosto de 2011, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Thiago Gomes Brígido (CE) e João B. Nobre Chaves (SP)
Cartões amarelos: Fahel (Bahia); Rafael Cruz e Marcão (Atlético-GO)
Gols: BAHIA: Jobson aos 21 minutos do primeiro tempo e Fahel aos 28 da etapa final
ATLÉTICO-GO: Juninho aos dois minutos do segundo tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos (Gabriel), Titi, Thiego e Ávine; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Lulinha (Jones); Jóbson e Reinaldo (Júnior)
Técnico: René Simões
ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Pituca e Thiaguinho (Joilson); Felipe (Juninho) e Anselmo (Marcão)
Técnico: Jairo Araújo