Aeronave modelo Ipanema caiu a 40 km de Sorriso; piloto de 27 anos teve traumatismo craniano
MidiaNews
O acidente ocorreu por volta de 13h30. O avião caiu próximo à comunidade Barreiro, a aproximadamente 40 quilômetros de Sorriso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, de 27 anos, teve traumatismo craniano e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Regional, onde foi submetido a uma cirurgia. A identidade dele não foi revelada.
Ainda não foram confirmadas as circunstâncias do acidente. A PM acionou o Ministério da Aeronáutica, que vai investigar as causas do acidente.
A aeronave foi localizada após uma denúncia sobre o acidente.
Os policiais informaram que o avião pertence à fazenda, que fica localizada na região do Barreiro, às margens da MT-220.
Frequência
Acidentes com aviões agrícolas são frequentes na região, onde se concentram grandes lavouras.
O site Só Notícias, de Sinop, informou que, no início de janeiro, um avião agrícola caiu na comunidade Itambiquara, a aproximadamente 40 quilômetros de Lucas do Rio Verde (534 km ao Norte da Capital).
O acidente resultou na morte do piloto, Rubens Fritsch, 29 anos. As causas são investigadas, mas apura-se uma possível falha no motor, durante os trabalhos de pulverização de uma lavoura.
Em dezembro de 2012, dois aviões agrícolas se envolveram em acidentes na região.
O site teve acesso a um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que aponta 19 ocorrências, contra 13 do ano anterior.
Foram seis acidentes a mais, representando crescimento de aproximadamente 46%.
A maioria deles envolve aviões agrícolas. Houve apenas um registro com helicóptero. Óbitos ou feridos não são apontados.