Faltando definir apenas um dos 38 clubes participantes, a Copa Libertadores 2013 já tem suas regras estabelecidas para o sorteio dos grupos, que acontecerá na próxima sexta-feira (21), na sede da Conmebol, no Paraguai. Cabeças de chave brasileiros na competição, Corinthians e Fluminense podem não ter tanta vantagem assim.
O atual campeão mundial e da Libertadores, assim como o atual tetracampeão brasileiro, podem ficar em um grupo com Universidad do Chile, Boca Juniors e São Paulo, por exemplo.
Ou ainda poderão ter pela frente a LDU, do Equador, ou o próprio Grêmio, outro clube brasileiro, o que tornaria o caminho de ambos bastante complicados.
Por outro lado, se derem sorte, os cabeças de chave poderão ter a vida facilitada, com times desconhecidos do naipe do San José (Bolívia), Real Garcilaso (Peru) e Deportivo Anzoátegui (Venezuela).
Vamos entender o sorteio:
Cabeças de Chave
Oito são os cabeças de chave. Além de Corinthians e Fluminense, os argentinos Vélez Sarsfield e Arsenal Sarandí, Independiente Santa Fe (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Sporting Cristal (Peru).
Pote 2
Após definirem a numeração de cada cabeça de chave, haverá o sorteio do segundo pote, que colocará um time em cada grupo: Universidad de Chile e Huachipato (Chile), The Strongest e San José (Bolívia), Libertad e Cerro Porteño (Paraguai) e Peñarol e Nacional (Uruguai).
Pote 3
Atlético-MG e Palmeiras (Brasil), Boca Juniors e Newell's Old Boys (Argentina), Caracas (Venezuela), Millonarios (Colômbia), Real Garcilaso (Peru) e Emelec (Equador). Detalhe: os brasileiros deste pote não podem cair nos grupos de Fluminense e Corinthians.
Pote 4
Neste pote, serão colocados os confrontos da Pré-Libertadores. Doze times disputam, passando seis. Com isso, Grêmio e São Paulo podem, sim, cair nas chaves de Corinthians e Flu. Ambos podem, inclusive, se encarar no mata-mata.
Eis os 12 clubes da Pré-Libertadores, que começa a ser disputada em fevereiro: Grêmio, São Paulo, Tigre (Argentina), Tolima (Colômbia), Deportivo Iquique (Chile), Defensor (Uruguai), Deportivo Anzoátegui (Venezuela), León (México), Cesar Vallejo (Peru), LDU (Equador), Olimpia (Paraguai),
Oriente Petrolero ou Bolivar (Bolívia).