Marcelândia, MT – “O Governo deu à Marcelândia tranquilidade às famílias”. Assim definiu o autônomo Walmir Rezende sobre a assinatura do decreto regulamentador para regularização fundiária da gleba Maiká, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (20.04), pelo governador Silval Barbosa no município, que fica há 710 quilômetros ao Norte da Capital. “Estamos começando uma segunda fase. Há muitos anos esperávamos por isso e o governador Silval Barbosa junto com deputados deram a maior conquista que Marcelândia já teve”, complementou Walmir.
Conforme os relatos de muitos moradores, a data é importante. Foram anos de espera para se ter definitivamente a titularização de suas propriedades, conforme disse a comerciante Silvana Martins, que há 20 anos mora em Marcelândia. “Recebemos essa notícia com muita alegria. Para nós é um divisor de águas”.
A afirmação de Silvana é a mesma de tantas outras pessoas que passaram décadas no aguardo da regularização fundiária no município, solucionada depois do empenho do Governo do Estado para resolver a situação e após reunião entre o governador Silval Barbosa e a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, no dia 15 de março. O governador explicou à presidenta a situação e a necessidade da titularização das terras dessas glebas. Entendendo a importância e a urgência da situação a presidenta assinou no mesmo dia o decreto regulamentando a Lei, fazendo com que chegasse ao fim o histórico de ações judiciais para a regularização das áreas ocupadas.
Para Nivaldo Moreira, também morador de Marcelândia há 28 anos, essa notícia traz a esperança e a perspectiva de um futuro melhor. “Silval Barbosa, com esse ato, dá estabilidade e legitimidade jurídica, proporcionando tranqulidade às famílias que moram aqui e àquelas que um dia virão para cá”.
Os 29 anos de luta também foram lembrados pelo seo Arnóbio Vieira de Andrade, pecuarista e extrator de madeira no município. “Depois de 29 anos de luta, de engessamento, hoje saímos daquela dificuldade. Constatamos que uma população inteira compareceu, unida nessa luta. Marcelândia é uma cidade que renasceu das cinzas”, disse Arnóbio.
Ednilson Aguiar/Secom-MT |
Goverandor também assinou ordem de serviço para a construção de 100 unidades habitacionais para aquelas famílias que perderam suas casas durante o incêndio |
O deputado estadual Nilson Santos lembrou da luta do governador Silval Barbosa quando ainda era deputado estadual, falando que esta data é especial. “Sabemos do momento difícil que esse município passa, mas a parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa trará benefícios e por isso continuaremos empenhados em lutar juntos com a população”.
Um momento diferente. Assim definiu o prefeito de Marcelândia, Adalberto Diamante, ao se referir da superação pelo qual o município passa para se desenvolver. “Estamos consolidando investimentos. Hoje temos o Governo do Estado que participará da retomada de Marcelândia, através de melhorias significativas para todos nós. O momento é de otimismo na busca de resultados”.
TRANQUILIDADE AOS MARCELANDENSES
Além desse grande benefício para os marcelandenses, o governador Silval Barbosa trouxe outra boa notícia: a sanção assinada por ele do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. O governador ressaltou que não há luta de um homem só. Os Poderes e a população devem se unir em prol de causas como esta. “Vamos abrir toda a possibilidade de diálogo e criar possibilidades para ajudar no que for possível esse município. Se há 29 anos havia esse problema é porque havia um impasse e hoje ele está resolvido”, afirmou o governador ao lembrar do ano em que chegou a marcelândia para abrir estradas e colonizar o município, em 1978.
Para o governador esse é um importante passo que vai proporcionar maior segurança para centenas de famílias. “O Governo do Estado firma e consolida mais um compromisso que beneficiará centenas de famílias que estavam desamparadas”.
Silval falou também do desenvolvimento certo que chegará a um município tão promissor quanto Marcelândia, que tem terra boa e clima bom, é próspero, segundo ele.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, o Zoneamento Socioeconomico e Ecológico representa uma avanço imensurável para Mato Grosso. “É uma matéria que vai dar segurança para o povo do nosso Estado, que continua produzindo. Esse é o gol de placa. O segundo é a regularização fundiária. Tinha que ser no mandato de Silval Barbosa”, disse Riva ao mencionar o marco que representa essa ação.
HABITAÇÃO
O goverandor Silval Barbosa assinou, também a ordem de serviço para a construção de 100 unidades habitacionais para aquelas famílias que perderam suas casas durante o incêndio. O chefe do Executivo estadual pediu ritmo acelerado na construção das habitações. As obras começarão na quarta-feira (27.06), para trazer um pouco mais de conforto e qualidade de vida às pessoas que já sofreram tanto com a trágica situação. “É desta forma que vamos solucionando os problemas”, disse o governador ao meniconar a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O superintendente da Caixa Econômica, Ivo Zecchin lembrou de quando o governador o procurou buscando parceria. “O governador nos procurou buscando soluções habitacionais visando diminuir o sofrimento de populações como Marcelândia, que foi abalada pela tragédia do incêndio, e hoje estamos aqui para ajudar a concretizar mais esse benefício”.