A assessoria de imprensa da FIA divulgou na manhã desta segunda (6) que Jules Bianchi está em estado crítico, mas estável após a cirurgia que sofreu no Hospital Universitário de Mie, em Yokkaichi, seguindo o grave acidente que sofreu na volta 44 do GP do Japão, em Suzuka, no último domingo.

Após a chuva ter aumentado, Bianchi aquaplanou na Curva 7 exatamente da mesma forma como Adrian Sutil fizera na volta anterior. No entanto, o gaulês encontrou o guindaste que fazia a retirada do carro da Sauber. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia vinha a 203 km/h.

O piloto foi encaminhado imediatamente para o centro médico da pista e, alguns minutos depois, para o hospital, na cidade que fica a 10 km do circuito de Suzuka. Estava inconsciente, mas respirava sem ajuda de aparelhos. Por conta do tufão Phanfone, que se aproximava da costa japonesa, o transporte teve de ser feito por ambulância, pois o helicóptero estava proibido de voar. Rapidamente, foi submetido a uma cirurgia para minimizar um grave hematoma craniano, em operação que teve quatro horas de duração.

Os pais do piloto, Phillipe e Christine Bianchi, estão viajando da França para o Japão com o propósito de acompanhar a recuperação do filho de 25 anos. Quem também está se encaminhando para o país nipônico é Gérard Saillant, médico que acompanhou os pós-operatórios de Michael Schumacher e Felipe Massa. Junto a Saillant, viaja Nicolas Todt, empresário de pilotos, incluindo Jules.

Na manhã desta segunda-feira (6), a Marussia soltou um comunicado em que pediu “paciência e compreensão” à imprensa e ao público com relação às informações do estado de saúde de Bianchi. Segundo a nota, as atualizações — que não vieram ainda no dia de hoje — são um pedido da família do piloto, que se encaminha ao Japão para acompanhar sua recuperação.

 A corrida de domingo foi encerrada imediatamente após o acidente, e a vitória ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes. Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.

Um comunicado oficial foi divulgado pela FIA às 8h20 (de Brasília), dizendo que a tomografia mostrou que Bianchi “sofreu uma severa contusão craniana e está em cirurgia nesse momento.” O piloto será movido para a UTI imediatamente após o final do procedimento cirúrgico.

SUZUKA, JAPAN - OCTOBER 05: during the Japanese Formula One Grand Prix at Suzuka Circuit on October 5, 2014 in Suzuka, Japan. (Photo by Getty Images)© Foto: Getty Images SUZUKA, JAPAN – OCTOBER 05: during the Japanese Formula One Grand Prix at Suzuka Circuit on October 5, 2014 in Suzuka, Japan. (Photo by Getty Images)