Após vencerem seus jogos no fim de semana, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro se isolaram na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, mas dependerão de seus maiores arquirrivais para levantar a taça, pois estes estarão no caminho de seus concorrentes diretos pela taça.
Enquete: equipes devem entregar o jogo para prejudicar seus arquirrivais?
Ronaldo diz que título no centenário corintiano só virá "na raça"
O Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo (7), mesmo dia em que o Corinthians passou pelo São Paulo, por 2 a 0, e o Cruzeiro bateu o Vitória, por 1 a 0. Assim, o Tricolor carioca permaneceu na ponta, com 61 pontos, um à frente de Timão e Raposa. O Alvinegro paulista leva vantagem sobre os mineiros no saldo de gols.
Opine: qual time pode surpreender na reta final do Brasileirão?
Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro
Líder, o Fluminense depende apenas de si para ser campeão. Basta ao clube das Laranjeiras vencer suas quatro partidas restantes, contra Goiás, São Paulo, Palmeiras e Guarani. Caso o clube não consiga os 12 pontos, será fundamental para Muricy Ramalho e companhia que o Flamengo e o Vasco tirem pontos do Cruzeiro e que o time cruz-maltino atrapalhe o Corinthians.
O Timão está em situação parecida. O clube ainda vai enfrentar a Raposa, além de Vitória, Vasco e Goiás. Para ser campeã, a equipe conta com a ajuda de São Paulo e Palmeiras contra o Fluminense. Se um dos dois arquirrivais tirar pontos do Flu nos jogos em solo paulista, o time do Parque São Jorge é que dependerá apenas de si para levantar o título em seu centenário. O Verdão também pode dar uma “forcinha” derrotando o Cruzeiro na última rodada.
O Cruzeiro é o único que não dependerá de um rival para conquistar o título, pois o Atlético-MG não enfrentará Corinthians ou Fluminense. A Raposa terá pela frente o próprio Timão, o Vasco, o Flamengo e o Palmeiras.
Confira também
Depender de rivais é algo corriqueiro no Campeonato Brasileiro por pontos corridos, mas neste ano esse fator promete ser ainda mais relevante do que em outras temporadas, devido à quantidade de partidas envolvendo candidatos ao título e rivais regionais de equipes que buscam o caneco.
Em 2009, um confronto desses foi decisivo para o título. Na penúltima rodada, o Corinthians recebeu o Flamengo, que duelava com o São Paulo pela taça. O Timão foi derrotado por 2 a 0 em um jogo cercado de polêmicas.
A primeira delas foi a contusão de Ronaldo ainda no início do confronto. Depois, o goleiro Felipe não pulou em uma cobrança de pênalti de Léo Moura. Por fim, o jornal corintiano O Fiel publicou a manchete “Doce derrota” no dia seguinte.
A derrota foi assim tão “doce” pois, naquele mesmo dia, o São Paulo perdeu por 4 a 2 para o Goiás e deixou a liderança escapar para o Flamengo, que conquistou o título com uma vitória sobre o Grêmio, na partida seguinte.