Um homem que cavava um poço em seu jardim encontrou fósseis que especialistas acreditam ser de um mastodonte de 10.000 anos de idade na cidade de San Lorenzo, 300 km ao norte da capital argentina.
“Supomos que se trata de um mastodonte e que sua presa era de marfim, mas precisamos realizar estudos para confirmar nossas suposições”, declarou o canal Todo Noticias Gines Benitez, chefe do Museu Histórico Regional de San Lorenzo.
Benitez indicou que a maioria destes animais eram herbívoros e que apenas a presa pode pesar cerca de oito quilos.
“Esta seria a presa de um mastodonte de 10.000 anos de idade”, disse ele a lado de John Nobile, membro da equipe de antropologia forense de San Lorenzo.
Os fósseis foram encontrados por um homem chamado Alcides, quando cavava um poço no fundo da casa que está construindo em San Lorenzo, uma cidade vizinha de Rosário, a terceira maior cidade do país.
“Eu estava escavando e em um dado momento encontrei algo muito duro. É comum encontrar raízes ou tijolos enterrados, mas isso era diferente. Eu estava removendo o solo ao redor e finalmente encontre um osso enorme”, disse o homem à imprensa local.
San Lorenzo está localizado nos Pampas e é uma área onde já foram encontrados outros mastodontes.