FOTO Josi Pettengill/Secom-MT |
Policiais militares vão atuar durante suas folgas para a Prefeitura de Primavera do Leste (231 Km ao Sul de Cuiabá). A decisão foi tomada pelo governador do Estado, Silval Barbosa, após reunião com o prefeito da cidade, Érico Piana, e representantes da diretoria da OAB, seccional Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (02).
O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, explicou que os policiais vão utilizar parte de suas folgas para trabalhar para a prefeitura, “fazendo a segurança em locais como trânsito, escolas e unidades de saúde. As horas trabalhadas a mais serão pagas pelo município, que também deverá entrar com viaturas para a atuação desses profissionais”.
Presidente da OAB-MT, Maurício Aude, disse hoje que uma alternativa para aumentar o número de viaturas na cidade é fazer uso de veículos apreendidos durante ações policias. “Podemos dar uma destinação social para esses carros, diminuir o intervalo das rondas e dar mais segurança a população”, disse ele ao explicar que a ideia partiu do presidente da subseção de Primavera, Nelson Aparecido Manoel Júnior, durante reunião com o prefeito Érico Piana e autoridades do município.
Reprodução/Facebook |
No domingo (31), uma manifestação contra a violência na cidade reuniu moradores e políticos. Alguns manifestantes utilizaram pinturas no corpo para chamar a atenção para o protesto que percorreu diversos bairros pedindo por segurança. Cerca de 500 pessoas participaram do ato, entre elas o prefeito Érico Piana e o deputado estadual Zeca Viana, que criticou a administração municipal e o atual governo estadual pelos índices de violência.
Durante a reunião, o chefe do executivo de Mato Grosso garantiu também a instalação do Comando Regional da Polícia Militar e da Delegacia Regional em Primavera. As duas estruturas já foram criadas e devem ser inauguradas no próximo mês. Barbosa prometeu ainda que Centro Integrado de Inteligência será colocado em funcionamento após a instalação do Comando da PM e da Delegacia.