Campeão paulista e da Copa do Brasil, o Santos pode repetir o feito do Cruzeiro de 2003 caso também seja campeão brasileiro neste ano. Porém, o Peixe deve ter dificuldades com a saída de alguns de seus principais jogadores, caso do atacante André – vendido para o Dinamo de Kiev (Ucrânia) – e de Robinho, cujo empréstimo se encerrou nesta final da Copa do Brasil, e agora terá de voltar ao Manchester City (Inglaterra), dono de seus direitos econômicos.
Além de André e Robinho, o Peixe terá de lutar para manter outros destaques da equipe no elenco. Os meias Wesley e Paulo Henrique, e o atacante Neymar já despertaram o interesse de times europeus, que fizeram propostas oficias para adquiri-los – todas rejeitadas pela diretoria santista.
Mesmo assim, o zagueiro Edu Dracena acredita na conquista do Brasileirão.
– Espero ganhar o Brasileirão e muito mais competições aqui no Santos. Tentaram colocar coisas dentro do grupo, porém, superamos tudo e vencemos. Agora, vamos em busca da Tríplice Coroa, sempre procurando honrar essa camisa.
O presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, pretende manter o restante do grupo e, se possível, reforçá-lo, para que o time se mantenha em condições de brigar pelo título do Brasileirão também. Tanto que no intervalo da temporada brasileira para a disputa da Copa do Mundo, o Peixe contratou o lateral-direito Danilo, vindo do América-MG, e acertou com o substituto de André: Keirrison, que chegou por empréstimo, até o meio do ano que vem, do Barcelona (Espanha).
Atualmente em sétimo lugar no Brasileirão, oito pontos atrás do líder Fluminense, o Alvinegro Praiano ainda terá que dividir as suas atenções entre o Nacional e a Copa Sul-Americana. Ou seja, o técnico Dorival Júnior terá que dosar a força de seu elenco para que o clube chegue às finais das duas competições.
Por isso, o treinador tem ressaltado necessidade de qualificar ainda mais o seu grupo de jogadores.
– Não teremos mais uma semana sequer para fazer um trabalho à parte. Daqui para frente, vamos jogar quarta e domingo praticamente todas as semanas. Desta forma, acho que seria importante contarmos com mais um ou dois elementos no nosso plantel.