Após quase seis horas de julgamento, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender por cinco meses os volantes Nilton e Wellington, do Internacional. Os dois foram flagrados em exames antidoping de três partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil disputadas no mês de setembro. Na urina de ambos foram encontradas a hidrocolortiazida e a clorotiazida, substâncias diuréticas proibidas pelo Regulamento de Controle de Doping da CBF e pela Agência Mundial Antidoping.
A decisão do tribunal foi unânime. Como os dois atletas já cumpriram um mês de suspensão preventiva, terão de cumprir mais quatro meses de pena. Assim, eles voltam a ficar disponíveis para atuar a partir do dia 9 de abril do ano que vem. A punição máxima, pedida pela procuradoria do STJD, poderia chegar a quatro anos.
“Quando me deram a notícia, achei que era brincadeira, pois sempre tive uma postura muito correta”, explicou Nilton, que foi flagrado nos exames das partidas contra Corinthians e Palmeiras, dias 16 e 30, pelo Brasileiro e Copa do Brasil, respectivamente. Já Wellington, que não disfarçou o nervosismo durante a maior parte da sessão, foi pego no jogo dia 23, contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil.
O Internacional vai recorrer ao Pleno do STJD para ao menos diminuir a pena aplicada. A procuradoria fará o mesmo, mas para aumentá-la. Caso o Colorado seja mais uma vez derrotado, poderá apelar até a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.