Após mostarem a cara, com a apresentação de suas biografias, na estréia na propaganda eleitoral no rádio e na TV, na quarta-feira (18), os candidatos ao Governo do Estado começaram a revelar suas propostas para administrar o Estado, durante o horário eleitoral gratuito exibido nesta sexta-feira (20).
O candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB), destacou os investimentos do Governo Maggi, do qual foi vice, na área de infra-estrutura e prometeu interligar todos os municípios do Estado, com pelo menos uma via asfaltada.
De acordo com o peemedebista, no Governo Maggi, foram mais de quatro mil quilômetros de rodovias pavimentadas. Ele citou obras como o asfaltamento da MT-040, que liga Santo Antonio do Leverger a Barão de Melgaço, além da duplicação da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Além de prometer a interligação dos municípios, Silval afirmou que irá trabalhar para trazer a ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá, a Ferrovia Centro-Oeste e desenvolver um programa de pontes de concreto, visando a garantir uma melhor logística para o escoamento de grãos.
Ainda em seu programa, o peemedebista apresentou a biografia do candidato a vice-governador pela sua chapa, Chico Daltro (PP). Sua esposa, Roseli Barbosa, apareceu enaltecendo o programa Microcrédito, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Assistência Social (Setecs), da qual ela era a titular.
O candidato pela coligação "Senador Jonas Pinheiro", Wilson Santos (PSDB), falou do crescimento do Estado nos últimos anos e defendeu a continuidade do desenvolvimento, com alguns "reparos". Ele destacou que as pessoas precisam de mais oportunidades, para que possam crescer na vida.
Com slogan "Wilson disse, Wilson fez", o tucano disse que cumpre suas promessas de campanha. Em 2004, quando disputou pela primeira vez a Prefeitura de Cuiabá, Wilson prometeu criar um cursinho pré-vestibular. Segundo ele, a promessa foi cumprida e a prova é de que mais de dois mil alunos cursam o Cuiabá-Vest.
Além disso, falou da promessa de reformar o Pronto-Socorro de Cuiabá em 2008; as obras foram entregues no início deste ano. O tucano destacou a criação da Policlínica do bairro Pedra 90, a implantação dos Postos de Saúde da Família (PSF), investimentos que, segundo ele, resultaram na redução de 25% da mortalidade infantil na Capital.
Para Wilson, a área da Saúde será o maior desafio de sua gestão, caso seja eleito governador do Estado. Além disso, criticou a atual administração estadual e prometeu criar seis novos hospitais no interior, garantindo o atendimento, para evitar que os pacientes sejam transferidos para Capital.
Sem apresentar propostas, o candidato Mauro Mendes (PSB) disse que, se eleito, irá trabalhar para as pessoas que mais precisam, garantindo uma melhoria na qualidade de vida. Além disso, voltou a se apresentar como o "novo", na tentativa de conquistar o eleitor.
A novidade em seu horário foi o depoimento de sua mãe e deu seu pai, falando de seu esforço para vencer na vida, bem como de sua determinação.
O candidato do PSOL, Marcos Magno, não trouxe novidades, apresentando o mesmo programa exibido na quarta-feira (18). Ele prometeu, se eleito governador, um "choque de gestão" na máquina pública estadual.