O Grêmio é o primeiro semifinalista do Campeonato Gaúcho. Antes de se ‘internar’ na altitude de Quito, o time tricolor passou até que sem muito sofrimento pelo Brasil de Pelotas: 4 a 1. Pedro Geromel, Bobô, Giuliano e Pedro Rocha garantiram o triunfo dentro da Arena. Brock descontou para os visitantes.
A classificação faz o time viajar bem mais tranquilo para o Equador. Logo às 6h da manhã desta quinta, o time embarca para Quito, onde enfrenta a LDU na próxima quarta-feira. A viagem tão antes tem um motivo claro: tentar se acostumar com a altitude da capital equatoriana. O Grêmio entrará em campo sem poder pensar em derrota para não se complicar na briga pela classificação na Libertadores.
Nesta quarta, ainda com a cabeça no Gaúcho, a vitória foi mais tranquila porque começou a ser construída cedo. Logo aos 2 minutos de jogo, Douglas colocou cobrança de escanteio na área, e Pedro Geromel subiu mais que todo mundo para já abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, o time aumentou com boa jogada que terminou em Giuliano deixando Bobô na boa para empurrar para as redes.
O Brasil até ameaçou uma reação na etapa final. Aos 6 minutos, foi a vez de Brock ganhar da zaga gremista em cobrança de escanteio de Galiardo e diminuir o prejuízo.
O time de Pelotas até partiu em busca do empate, mas viu todas as chances ruírem em quatro minutos. Aos 28, Giuliano aproveitou sobra de bola dentro da área para encher o pé e estufar as redes. Já aos 32, foi a vez de Pedro Rocha receber belo lançamento de Luan e bater com categoria, na saída do goleiro, para definir o placar.
O Grêmio agora espera pelo duelo entre Juventude e Ypiranga para conhecer seu rival na semifinal. As duas equipes se enfrentam apenas na próxima terça-feira. Do outro lado da chave, o Internacional duela com o São Paulo, enquanto o São José mede forças com o Novo Hamburgo
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4X1 BRASIL DE PELOTAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Rafael Alves e Júlio César Santos
Público: 13.519 (11.931 pagantes)
Renda: R$ 462.762,00
Amarelos: Giuliano (Grêmio); Galiardo e Gustavo Papa (Brasil)
Gols: Geromel (Grêmio) aos dois minutos do primeiro tempo; Bobô (Grêmio), aos 39 do 1º tempo; Eduardo Brock (Brasil) aos nove do 2º tempo; Giuliano (Grêmio) aos 28 do 2º tempo; Pedro Rocha (Grêmio) aos 32 do 2º tempo.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace (Edinho), Maicon, Giuliano, Douglas (Lincoln) e Luan; Bobô (Pedro Rocha). Técnico: Roger Machado
BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Galiardo, Cirilo, Leandro Camilo e Eduardo Brock; Leandro Leite, Washington, Moisés (Márcio Hahn), Diogo Oliveira e Nathan (Nena); Ramon (Gustavo Papa). Técnico: Rogério Zimmermann