Se 2009 foi o ano da escolha das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, 2010 foi o ano dos projetos e 2011 será o ano das execuções. Pelo menos é com essa perspectiva que o presidente da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Yenes Magalhães, avaliou o resultado da escolha de Cuiabá como umas das 12 cidades escolhidas pela Fifa.
Por meio de empréstimos, serão aplicados através do Estado R$ 1,1 bilhão em obras, que vão da construção do antigo estádio do Verdão, agora Arena Pantanal, à investimentos em mobilidade urbana e turismo.
Sancionados pelo governador Silval Barbosa (PMDB) em agosto deste ano, os empréstimos serão do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), nos valores de R$ 250 milhões, para o Turismo, e R$ 406 milhões, em projetos da Arena e de urbanização do entorno do estádio.
Pela Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado terá R$ 458 milhões para projetos de mobilidade urbana. (Confira mais: aqui).
Os 28 projetos, que mudarão a dinâmica e a estética da Capital, já começam a ser feitos a partir do próximo ano. (Confira mais: aqui)
Entre os locais previstos para passarem por reestruturação estão a Avenida Fernando Correa da Costa, com custo total de R$ 537 mil, e o binário General Mello-Carmindo de Campos, com custo de R$ 1,9 milhão. Em Várzea Grande, a Avenida da FEB também se readequará, a um custo de R$ 341 mil. Todas as obras passarão por ampliação.
A novidade para o transporte público será a implementação do BRT (Bus Rapid Transit ou "Ônibus Rápido"), que terá corredores exclusivos, bem como estações e terminais para circulações em dois pontos principais de Cuiabá e Várzea Grande.
O primeiro, chamado de "BRT Aeroporto-CPA", começará na região do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, passando pela área central de Cuiabá e finalizando no Centro Político Administrativo, ao longo de toda a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
O segundo trecho, é o "BRT Coxipó-Centro", que começará na região do Coxipó, passando pela Avenida Fernando Corrêa, em direção ao Centro. A obra também inclui terminais e estações de transbordo pela avenida. (Mais sobre o BRT: aqui).
A "cereja do bolo"
Se o principal motivo para que as mudanças e benefícios que Cuiabá e cidades do entorno sofrerão está ligado ao futebol, ao mesmo tempo e paradoxalmente, não é ele o principal do evento.
Alguns diretores da Agecopa já chegaram a comparar o esporte como a "cereja do bolo": está no topo e dá o sabor especial, mas abaixo ainda existe muita cobertura e recheio, que poderiam ser vistos como os lucros que a vinda de turistas trarão para a rede hoteleira e também as tecnologias que serão implantadas no Brasil.
"A Copa do Mundo deixou de ser uma competição de futebol para se tornar um grande evento de oportunidades e tecnologia", afirmou o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge, durante "Seminário Copa 2014", realizado em julho deste ano. (Mais: aqui).
Outro consenso dos diretores da Agência, ouvidos em diferentes momentos e sobre diversos temas pelo MidiaNews, é a de que a Capital do Pantanal, a menor e mais distante das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 será uma das que mais sentirá os efeitos do Mundial. O tema, inclusive, foi tema de reportagem especial da revista Placar, repercutido em todo o Estado.
"Eu pergunto qual o governador que seria aceito pela sociedade, colocando os recursos que têm sido colocados, se não tivesse um motivo. Como os deputados iriam concordar com isso? Não iriam. É nossa grande chance de irmos para a vitrine do mundo, trazendo turistas que trarão recursos e divisas pra nosso Estado. Poderemos consolidar o setor como nova atividade econômica", disse o presidente da Agecopa à época, Adilton Sachetti. (Mais: aqui).