ANIMAIS SILVESTRES Estado terá que construir centros de reabilitação

Data:

Compartilhar:

O Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu cassar decisão desfavorável e obrigar o Estado a construir centros de reabilitação e reintrodução no habitat de origem para animais silvestres vítimas de maus-tratos ou captura ilegal. A decisão unânime foi dada pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que acatou recurso de apelação e tornou sem efeito decisão proferida numa ação civil pública movida contra o Estado.

No recurso, impetrado em janeiro de 2013, ainda na gestão Silval Barbosa (PMDB), o Ministério Público ressalta que a Lei Complementar do Estado de Mato Grosso número 38, de 21 de novembro de 1995, impôs ao Estado a obrigação de criar Centros de Reabilitação e Reintegração no Habitat de Origem, para animais silvestres vítimas de maus-tratos ou captura ilegal. Afirma que não se traduz em norma programática, mas, sim um dever jurídico concreto. “Logo, dotada de eficácia plena, vinculante e imediata”.

Sustenta ainda que diante do descumprimento pela administração de um dever jurídico, surge a necessidade de intervenção do Poder Judiciário, sem violar o princípio da separação de poderes. Explica que o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem na fauna um elemento essencial, e dessa forma nas políticas públicas está incluso o dever jurídico de se construir os centros de reabilitação e reintrodução no habitat de origem.

A Procuradoria-Geral de Justiça, através de parecer assinado pelo procurador Edmilson da Costa Pereira, sem manifestou favorável ao provimento do recurso. O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV/MT) também requereu sua atuação no processo como amicus curiae e teve o pedido aceito.

Amicus curiae é uma pessoa, entidade ou órgão, com interesse em uma questão jurídica, na qual se envolve como um terceiro, que não os autores e réus pois tem um interesse maior que o das partes envolvidas no processo. No caso do Conselho, o interesse é pelo bem estar dos animais e pode se contribuir no caso com informações técnicas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY