ALTA FLORESTAVice assume prefeitura, exonera 12 secretários e quer enxugar máquina

Data:

Compartilhar:

O vice-prefeito de Alta Floresta Ângelo de Campos Tavares (PSB), que assumiu o comando do Executivo após o afastamento judicial do titular Asiel Bezerra (PMDB), já exonerou 12 dos 14 secretários municipais. O socialista também anunciou que pretende enxugar a máquina administrativa com a fusão ou extinção de seis pastas, além de reduzir a folha de pagamento que consome 60% do orçamento para o limite de 54% previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na reforma administrativa, Ângelo pretende fundir as pastas de Esporte e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Administração com Indústria e Comércio, além de Cidades e Planejamento. “Vamos enxugar a máquina e todos os cargos serão preenchidos por servidores de carreira. A situação de Alta Floresta é complicada e não podemos usar as dificuldades enfrentadas pela população para fazer política”, declara o novo prefeito.

De acordo com ele, a arrecadação mensal do município é de aproximadamente R$ 6 milhões, no entanto, cerca de R$ 4 milhões são gastos apenas com o pagamento dos servidores, o que inviabiliza os investimentos necessários na saúde, educação e infraestrutura. O socialista afirma que rompeu com Asiel logo no início da gestão, porque havia centralização excessiva e deficiências na administração municipal. “Tentei alertar o prefeito e fui mal interpretado. O afastamento do Asiel e do ex-secretário de Saúde Manoel Marques Rodrigues, por falhas no atendimento à população, é resultado dos problemas apontados lá em 2013”.
Exonerações

Na última sexta (6) foram exonerados os secretários Sansão Leite de Carvalho (Trânsito, Transporte e Segurança); Douglas Luis Arisi (Administração e Indústria, Comércio e Turismo); Zamir Mendes (Esportes); Arisner Campos (Cultura e Juventude); Luiz Carlos de Queiroz (Obras); Weden José da Mota Silva (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento); Luzmaia Quixabeira de Araújo (Assistência Social); Nilton Machado (Finanças); Waldiney Trujilo (Cidades); Manoel João Marques Rodrigues (Saúde); Creomar Camilo (Planejamento), Erasmo Freitas (Comunicação) e José Renato Pinheiro da Silva  (chefe de Gabinete). As únicas mantidas nos cargos foram Lenita Kroker (Educação) e Aparecida Scatambuli Sicuto (Meio Ambiente).

Nesta segunda (9), Ângelo definiu alguns membros da nova equipe. As nomeações devem ser publicadas ainda nesta semana. Adelino Campeão assumiu a pasta de Trânsito, Transporte e Segurança e responde interinamente pela Infraestrutura. Sirley Capeletti foi nomeada como interina na Assistência Social. Diony Ferreira Lima responde pelas Finanças e Claudinei de Souza Jesus pela Administração. A saúde ficou sob responsabilidade de José Luiz Teixeira, enquanto Valdete Aparecida Hainver ficou na pasta Cidades. Os demais integrantes do staff serão definidos nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas