Tarso Nunes
Reprodução
Conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira também será avaliado pelos deputados na disputa pela vaga no TCE
Os deputados estaduais vão analisar, nesta terça (16), na reunião de Colégio de Líderes, a partir das 16h, mais dois nomes que foram indicados para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas. O primeiro é o conselheiro substituto, Luiz Carlos Pereira, por indicação do Sindicato dos Servidores do TCE. O segundo trata-se do advogado Joatan Alves de Oliveira, de Várzea Grande, que se indicou na “briga” pela vaga.
Apesar de a indicação ser apenas da Assembleia, com esta medida a Mesa Diretora tentará diminuir os transtornos em razão da escolha de Janete Riva (PSD), esposa do presidente do Legislativo José Riva (PSD), para assumir o cargo vitalício. A análise não deve passar de um “jogo de cena”, uma vez que será feita antes da sabatina com Janete que, inclusive, já está programada para ocorrer na sessão vespertina de amanhã.
Joatan, até agora um cidadão desconhecido, afirma que preenche todos os requisitos necessários para indicação do cargo que consistem, dentre eles, amplo conhecimento jurídico e reputação ilibada. “Qualquer brasileiro que preencher os requisitos pode entrar na disputa. Entendo que mais pessoas devem participar desse processo”, sustenta.
De todo modo, Joatan discorda da forma que é feita a escolha. Para ele, a maneira mais justa de se nomear um conselheiro é por meio de concurso público. O concorrente à vaga considera ainda a prática, por meio de indicação política, inadequada. “O Estado ainda está no coronelismo. É preciso escolher os mais capacitados. Espero que os escolhedores (deputados) tenham maturidade”.
Definição
Janete foi indicada para ser sabatinada com 15 votos dos 24 deputados estaduais, conforme apurou o Blog do Romilson –veja aqui. O curioso ficou por conta da votação de Guilherme Maluf (PSDB), que foi favorável à social-democrata, uma vez que o próprio governador eleito Pedro Taques (PDT) teceu duras críticas contra a indicação de Janete.