Alemanha promove Miss Copa Brasil 2014

Data:

Compartilhar:

Por RAFAELA CARRIJO

O desejo de ser uma verdadeira musa, o sonho de ter um dia de princesa e ainda ser dona de toda a graça colaborou para o surgimento dos concursos de beleza que acontecem em várias partes do mundo. O termo ‘Miss’, surgido nos Estados Unidos do século XIX, tornou-se conhecido mundialmente, assim como as eleições que selecionam figuras femininas para representar algo de destaque. Em festas populares são escolhidas rainhas do milho, do vinho, do Carnaval. Desde a Grécia antiga as portadoras da beleza ideal são consagradas.

A formosura tira suspiros por onde passa e é colírio para os olhos da humanidade. Mas o que é, de fato, a beleza ideal? A busca incansável pelo corpo perfeito e fisionomia agradável têm padrões diferentes de acordo com a época e a cultura. Para notar que a classificação de bonita é relativa, basta lembrar que as gordinhas eram as desejadas no Renascimento, as esbeltas o sucesso nos anos 70 e que, atualmente, malhadas estão na moda.

Como seria um concurso de beleza que priorizasse as diferenças e a autenticidade que cada mulher tem? Ou ainda que o mais importante fosse apreciar os dotes da própria personalidade? Pois isso existe na Europa e é criação de uma brasileira. Um concurso que elege uma rainha, cujos atributos devem ir além da beleza. O evento tem chamado a atenção na Alemanha. Nomeado de Miss Copa Brasil, que pega carona no rastro do mundial e promove a integração entre as culturas, a coroada não precisa nem ser brasileira, mas deve ser capaz de honrar o que nos torna [brasileiras] queridas no planeta: alegria nos olhos, calor humano, autoestima, graça e capacidade de agregar as pessoas.

O conceito de estética é algo tão plural para Joelnize Silva Hein, fundadora do evento, que a única exigência é que a dama seja uma pessoa sem fronteiras, aberta ao novo e desprovida de preconceitos. Não há limites de idade ou nacionalidade e nem tampouco definição de biotipo. Nessa coroação podem participar debutantes, jovens, balzaquianas e até mesmo damas acima de 40. Para galgar este posto de miss, as candidatas não precisam se preocupar com peso, altura, massa muscular, cor de pele ou  textura dos cabelos. A idéia é criar uma verdadeira salva de palmas à diversidade. É que a senhorita ‘Miss Copa Brasil’ simboliza o intercâmbio cultural entre a nação canarinho e as 190 nacionalidades existentes na Alemanha.

Numa terra localizada no coração da Europa e formada por gente de várias origens, o lema é aliança. E nada simboliza melhor essa troca de influências que o maior evento esportivo do planeta, que este ano acontece no Brasil. Com o intuito de homenagear a Copa do Mundo, a equipe Tropical Hamburg Event criou a festa com o mesmo espírito do mundial: o Brasil serve como casa e inspiração, mas pessoas de todos os países podem se candidatar. Outro aprendizado que elas tiram dos artilheiros é levar a disputa na esportiva: mais importante que ganhar, é participar. A baiana Jo quer transformar o torneio numa brincadeira sadia. As moças serão produzidas para ressaltar sua beleza e tirar o melhor de sua essência, mas o principal é aceitar as imperfeições, ou os próprios ‘cantos e pontas’, como se diz na Alemanha. Para preparar as meninas para a ocasião haverá até coaching de uma psicóloga, assim as candidadtas poderão perceber que ser linda é ter amor próprio e que a beleza é um reflexo que vem de dentro.

A idéia surgiu para incentivar a participação dos filhos de casais bi-nacionais na comunidade brasileira da Europa. Outro objetivo é convencer os imigrantes da importância de cultivar a cultura do próprio país, mesmo morando distante. A Copa virou tema por dar caráter contínuo ao evento, possibilitando ser repetido com periodicidade. Outra razão da escolha foi o fato do futebol ser um dos símbolos do Brasil. Para os torcedores que tratam um bate-bola quase como questão de fé, uma surpresa: o Miss Copa Brasil acontecerá numa igreja da cidade de Hamburgo. Dia 24 de Maio, no interior da catedral histórica de São João, será celebrada a beleza da diversidade assim como se comemora a vitória de um gol. Tanto o futebol quanto a escolha da beldade são motivos para festejar a vida e apresentar um pouco do Brasil, fazendo da noite uma mistura de nacionalidades.

Conheça mais sobre como funcionará o evento e, se você se empolgar, não deixe de fazer sua inscrição!

* Rafaela Carrijo é uma contadora e ouvinte de histórias. Brasileira com orgulho e andarilha por destino, adotou a Alemanha como pátria por paixão. Como repórter, a encanta ouvir os entrevistados e investigar a realidade para transformar fatos em notícias. Como narradora, a inspira contemplar detalhadamente o mundo para estampar nos seus textos preciosidades de suas andanças. Fascinada por descobertas, a escrita é sua ferramenta para alimentar pessoas com sonhos e um punhado de narrativas. (http://rafaelacarrijojeckle.blogspot.de/)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas