Apesar de pouco conhecido dos torcedores corintianos, o Deportivo Tolima, adversário do Timão na fase preliminar da Libertadores da América de 2011, provavelmente nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, acumula no currículo quatro participações em Libertadores da América – a melhor delas em 1982, quando alcançou as semifinais.
Em sua última passagem pelo cobiçado torneio, o Tolima deu trabalho a um time brasileiro na tradicional competição. Na primeira fase da edição 2007 do torneio continental, os colombianos não deram bola para a maior tradição do Grêmio, comandado por Mano Menezes, e venceram por 1 a 0 em casa, no Manuel Murillo Toro.
No jogo da volta, disputado no Olímpico, poucos dias depois, o Tolima novamente deu muito trabalho aos gremistas, mas acabou levando o troco e deixando o campo com uma derrota, também por 1 a 0.
Disposto a chegar à fase de grupos da Libertadores pela quinta vez na história, o Tolima apostará suas fichas no fator casa. Fundado em 1954, o clube colombiano tem apenas um título nacional na Primeira Divisão de seu país (conquistado em 2003), mas costuma atuar com competência quando os jogos são disputados no Manuel Murillo Toro, que comporta 31 mil espectadores e fica em Ibagué, cidade situada a 1.225m acima do nível do mar.
Foi desta forma que chegou a sonhar com a vaga direta na fase de grupos, ao bater o Once Caldas por 2 a 1. No jogo da volta, no entanto, apresentou pouca inspiração e acabou perdendo o título nacional e, de quebra, o direito de se classificar sem precisar participar da preliminar.
Os principais destaques do time dirigido por Hernan Torres são os habilidosos meio-campistas Rodrigo Marangoni, argentino (já negociado com o Barcelona equatoriano), e Marrugo, além do atacante Medina, que, aos 29 anos, alia velocidade e experiência e pode ser um tormento para os zagueiros corintianos.
A equipe que entrou em campo e foi derrotada pelo Once Caldas em Manizales teve a seguinte formação: Anthony Silva; Gerardo Vallejo, Yair Arrechea, Yesid Martínez e Danny Aguilar; Cristian Marrugo, Gustavo Bolívar, Mike Campaz e Rodrigo Marangoni; Wilder Medina e Jorge Perlaza.