Acabamento de obras é criticado pelo Crea por baixa qualidade

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zabel Barrizon/GD


Membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) entregaram nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa, relatório técnico do material colhido em 11 visitas feitas às obras em andamento para a Copa do Mundo em Cuiabá. As visitas foram realizadas no segundo semestre de 2013 e início deste ano.



Viaduto do Despraiado

De acordo com o relatório dos engenheiros civis André Luiz Schuring e José Augusto da Silva, as obras vistoriadas apresentam baixo padrão de acabamento e algumas anomalias. Entre as 11 obras visitadas, estão as trincheiras Ciríaco Cândia, que apresentou problemas de drenagem, Santa Rosa, Jurumirim, Viaduto do Despraiado, duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e os Centros de Treinamentos.

Além de problemas de drenagem, as obras apresentam, de acordo com o estudo, problemas de acessibilidade e sinalização, e ‘anomalias geométricas’, de planejamento e concepção. Entretanto, os engenheiros afirmam que não há mais tempo para corrigir os problemas.

O estudo foi entregue nas mãos do presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa, da Assembleia Legislativa, deputado Sebastião Rezende (PR-MT).

De acordo com o engenheiro André Luiz Schuring, as irregularidades são visíveis à população e saltam aos olhos. Os engenheiros apontam ainda que Mato Grosso pode ficar com a imagem manchada, devido as obras com péssimo acabamento.

Obras – Orçada em R$ 26,3 milhões, a trincheira Santa Rosa tem a finalidade de revitalizar o trânsito entre os bairros Goiabeiras e Santa Rosa. A empresa Camargo Campos S.A Engenharia e Comércio é responsável pela obra de 520 metros de extensão.

A trincheira Jurumirim, maior de todas, com 915 metros, abrange o trecho entre a Avenida dos Trabalhadores até a avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), próximo a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Empresa responsável é o consórcio Sobrelltar, ao custo de R$ 46 milhões.

O Viaduto do Despraiado, nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, é de responsabilidade do Consórcio Atracon. 
Dois Centros de Treinamentos (COTs) estão em construção. O COT Barra do Pari, em Várzea Grande, ao custo de R$ 25,5 milhões e o na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), R$ 15,8 milhões.

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