A um ponto do título, Portuguesa recebe o esperançoso Sport

Data:

Compartilhar:

 

Desta vez a festa não foi armada no Canindé, como no dia do acesso, mas a confiança pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B segue intacta. Depois de perder a chance de levantar o caneco contra o Criciúma, a Portuguesa espera não deixar escapar jogando dentro de casa. Do outro lado, diretamente de Recife, estará o Sport, que tem a obrigação de vencer suas quatro últimas partidas se ainda quiser sonhar com a Série A em 2012. O decisivo embate será travado nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília).

Da última vez em que a diretoria da Lusa organizou uma celebração não foi à toa, já que o time vibrou pelo acesso e já cantou "É campeão!". Entretanto, sem taça, já que, matematicamente, pelo menos mais um ponto é fundamental para a conquista definitiva da primeira estrela de nível nacional da equipe paulistana.

Fernando Dantas/Gazeta Press
O capitão Marco Antônio será o responsável por erguer a taça que a Lusa pode garantir nesta terça-feira

A missão do Sport é adiar mais uma vez a festa lusitana e se manter na briga pelo acesso. Abalado pela dificuldade do desafio, mas confiante com a goleada sobre o Boa Esporte no último sábado, por 4 a 1, o elenco Rubro-Negro deseja superar a irregularidade durante a Série B e conseguir uma sequência histórica na reta final, o que confirmaria as remotas chances matemáticas de subir.

 

Conta a favor do time pernambucano uma antiga dívida. Para ser mais exato, datada da última rodada do Brasileirão da Série B do ano de 2006, quando o Sport já não tinha chances de título, mas havia garantido o acesso e encarava a Lusa, brigando contra o rebaixamento, na Ilha do Retiro. Como, por ironia do destino, o segundo tempo de Sport e Portuguesa começou atrasado e tinha 2 a 1 no placar a favor do time pernambucano, depois do fim das outras partidas, um jogador do Sport foi expulso e a Lusa virou o placar.

O técnico Jorginho não viveu esse episódio, tampouco uma semana calma antes do duelo da 35ª rodada da Série B, já que teve que explicar a comemoração antecipada do título, além dos treinos em pleno domingo e a série de lesões que desfalcam o time e o fazem recorrer às categorias de base para montar o banco de reservas.

Ao todo são oito jogadores fora de combate pelo time da Lusa, sendo três titulares: a dupla de zaga, formada por Rogério e Mateus, e Boquita, que sente dores na coxa direita e não participa de mais um compromisso. Vale destacar que o ex-corintiano substituiu Ferdinando, também lesionado, entre os titulares. Os outros que seguem fora são os goleiros Bruno e Lúcio, e o atacante Lucas Gaúcho.

Ivo ainda vive a expectativa de ser relacionado, já que passará por uma nova avaliação momentos antes da partida, assim como Boquita, cuja lesão é mais séria. Dessa forma, Rai deve seguir entre os titulares do meio-campo, ao lado de Guilherme, Henrique, Marco Antônio e Ananias, que garantiu seriedade na reta final da Série B, mesmo que um empate já garanta o título da Lusa.

"Não existe nada disso de passado ou de futuro. Temos que jogar nosso futebol contra o Sport e fazer o que estamos fazendo ao longo do campeonato, que é vencer os jogos e seguir na ponta da tabela. Não temos motivo para fazer diferente", declarou o meia-atacante Ananias.

A única mudança da equipe será o retorno do zagueiro Leandro Silva, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, no lugar de Jaime, que era a quinta opção da zaga, mas recebeu uma oportunidade contra o Criciúma e não fez feio na tentativa de conter o ímpeto ofensivo do time catarinense.

Do lado pernambucano do confronto, a expectativa é de que as palavras do técnico Mazola Junior se concretizem. Após a goleada por 4 a 1 sobre o Boa, e cheio de confiança, o comandante cravou que seu time jogará para cima da Lusa e conquistará a vitória, independente da festa armada pelos paulistas.

A irregularidade do Sport, que ocupa a sétima posição na tabela de classificação e não consegue uma sequência de resultados positivos desde que entrou no G-4 e, a seguir, perdeu tantas partidas que se afastou da briga, é de onde Mazola tenta tirar sua motivação para o duelo contra a Lusa.

"Estão encarando como o jogo do título, e nós não temos nada a ver com isso. Não teremos vida fácil, mas temos a necessidade da vitória. É mais uma batalha", afirmou, antes de despistar sobre a escalação do time para o duelo: "Tive a grata surpresa do trio do Grêmio (Maylson, Júnior Viçosa e Roberson), que jogou junto contra o Boa e foi muito bem. Agora, com a volta do Bruno, que é o titular, eu vou pensar nisso como arma para o segundo tempo ou mesmo começar jogando".

Recuperado de dores no quadril, o camisa 9 Bruno Mineiro retorna ao time titular, desbancando Roberson, que teve a sonhada oportunidade na última rodada e agradou, devendo permanecer como opção no banco de reservas. Ainda existe a possibilidade, no entanto, de Robserson e Bruno formarem a dupla titular. Dessa forma, o instável Willians deixaria a equipe.

Sem poder contar com o zagueiro Tobi e o meia Branquinho, suspensos, Mazola Júnior pode comemorar os retornos de Naldinho e Renato.

FICHA TÉCNICA 
PORTUGUESA X SPORT

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP) 
Data: 8 de novembro de 2011, terça-feira 
Horário: 20h30 (de Brasília) 
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

PORTUGUESA: Wéverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai, Henrique, Marco Antônio e Ananias; Edno 
Técnico: Jorginho

SPORT: Magrão; Moacir, Gabriel Paulista, Montoya e Wellington Saci; Hamilton, Rithelly, Naldinho e Marcelinho Paraíba; Roberson (Willians) e Bruno Mineiro 
Técnico: Mazola Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas