Adversários deste domingo (22), às 16h (de Brasília), Grêmio e Corinthians entrarão no gramado do estádio Olímpico, em Porto Alegre, de “ressaca” – mas não por conta de festas recentes.
Os rivais foram derrotados por Internacional e Santos, respectivamente, nas decisões dos torneios estaduais, e terão na estreia do Campeonato Brasileiro a oportunidade de esquecer os últimos fracassos.
Mandante do duelo, o Grêmio terá que enterrar também a decepção da eliminação precoce na Libertadores da América, e não contará com peças importantes, como o atacante Borges, que negocia sua transferência para o Santos.
O técnico Renato Gaúcho, que chorou após a perda do título para o Internacional, carregará uma dúvida até os vestiários: Escudero ou Neuton no meio-campo. O argentino espera ser mantido na equipe e está confiante em um bom resultado.
– Seria importante começar ganhando.
O lateral-esquerdo Lúcio, confirmado pelo técnico Renato Gaúcho como titular, não deu bola para os problemas que atormentaram o tricolor até agora na temporada, e prometeu uma equipe guerreira.
– O Grêmio chega forte. Não é pela perda do título que vamos entrar cabisbaixos no Brasileiro. Pelo contrário. Isso nos dará ainda mais força.
Na outra lateral esquerda estará um velho conhecido do torcedor gremista: Fábio Santos. Hoje dono da camisa 6 corintiana, o jogador, que passou pelo Olímpico entre 2009 e 2010, admitiu que não terá qualquer remorso em deixar seus amigos tristes.
– O Grêmio é muito forte em casa. Sei bem disso, pelo tempo em que estive lá. Deixei muitos amigos no Sul e vai ser uma experiência diferente jogar contra a minha ex-equipe, mas farei o máximo para deixá-los tristes.
Sem Dentinho, negociado com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, Tite deve formar o ataque com Willian ao lado de Liedson, mas estuda adiantar Jorge Henrique para sua posição de origem.
Confira também
Seja qual for a configuração escolhida, uma novidade é certa: Cachito Ramírez. O peruano treinou bem e formará o meio-campo ao lado de Ralf e Paulinho. O lugar restante está entre Jorge Henrique e Morais.
Se optar pela escalação de Willian no ataque, Jorge Henrique atuará no meio-campo. Caso o ex-jogador do Figueirense fique na reserva, Morais entrará no meio-campo.
Mesmo sendo dúvida na escalação, Willian se mostrou ansioso e confiante para ajudar o Corinthians a começar a competição com o pé direito.
– Para mim, o jogo vale como decisão. Será uma pedreira enfrentar o Grêmio. Não conseguimos o título paulista, mas agora vamos trabalhar para conseguir o do Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORINTHIANS
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de maio, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira (PE)
Assistentes: Eric Bandeira (Fifa-PE) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rodolfo e Lúcio; Fábio Rochemback, Adilson, Escudero (Neuton) e Douglas; Leandro e Junior Viçosa
Técnico: Renato Gaúcho
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez e Morais (Jorge Henrique); Jorge Henrique (Willian) e Liedson
Técnico: Tite