A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) exonerou o diretor da Penitenciária Osvaldino Ferreira Leite (Presídio Ferrugem), Rudemar Sauer, com publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Para o cargo, foi nomeado o diretor da Cadeia Pública de Cáceres, Cleiton Norberto Leonço da Silva.
A unidade prisional de Sinop é uma das principais do Estado e, no final de março, houve fuga de 28 reeducandos, por um túnel de quase 30 metros. Fugitivos que foram recapturados denunciaram suposto descaso da direção do presídio e até falta de alimentos, atendimento médico, entre outros.
O secretário Paulo Lessa visitou o Ferrugem – quando da fuga em massa – e disse, naquela ocasião, que haveria investigação das circunstâncias da fuga e das queixas dos detentos. “Vamos checar, colher depoimento dos envolvidos, ouvir servidores e coletar todas as informações da perícia técnica”, explicou o secretário, na época.
No Diário Oficial também há a nomeação do novo diretor da Cadeia Pública de Cáceres, que a partir de hoje passa a ser Rodrigo Sebalhos Santana.