A volta do meia-atacante Lucas é a principal arma do São Paulo para sacramentar a classificação às semifinais da Copa do Brasil nesta quinta-feira (12), às 21h50 (de Brasília), diante do Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Desfalque do Tricolor nas partidas decisivas do Campeonato Paulista e no jogo de ida contra os catarinenses, vencido por 1 a 0 pelo time paulista, Lucas assegurou estar pronto para desempenhar o papel que o técnico Paulo César Carpegiani e os torcedores esperam dele.
– Ficar fora é complicado, ainda mais em jogos decisivos, mas acontece e estou sujeito a isso. Estou feliz por ter sido reintegrado ao grupo, e volto para ajudar da melhor maneira. A maior dificuldade é o tempo que fiquei parado, mas sou muito jovem e estou pronto para correr bastante.
Além de correr, Lucas terá a missão de ajudar o São Paulo a reencontrar o caminho do gol. Dono do melhor ataq ue da fase classificatória do Paulistão, o Tricolor viu sua pontaria piorar e, nos últimos jogos, tem desperdiçado muitas chances.
– Precisamos de tranquilidade e calma na hora em que chegamos na cara do gol. Nossa equipe tem criado bastante, só falta mais capricho na hora de chutar. O importante é criar e depois fazer metade das chances.
Artilheiro do time no ano, com 13 gols, e confirmado ao lado de Fernandinho, outra novidade do time, para o confronto contra o Avaí, o atacante Dagoberto concordou com o garoto.
– O São Paulo cria muito, e, quando você tem várias oportunidades, é normal errar algumas. É questão de conversar, treinar mais e se aproximar mais para tornar as coisas mais fáceis.
Os desfalques do time na Ressacada ficarão por conta do zagueiro Miranda, que está lesionado e cederá lugar a Xandão, e Ilsinho, que viajou para a Suíça para resolver problemas com o Schakthar Donetsk-UCR. Este, no entanto, iria para a reserva de qualquer forma, pois vinha atuando no lugar de Lucas.
Mistério
Se o São Paulo está confirmado para a partida, o Avai, do técnico Paulo Silas, é só mistério para a decisão.
Precisando da vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar às semifinais, o time catarinense não terá o zagueiro Cássio, contundido, e o atacante Rafael Coelho, que cumprirá suspensão.
Confira também
Silas fechou o último treino antes de encarar o Tricolor e não revelou quais serão os possíveis substitutos da dupla no confronto desta quinta. O volante Bruno, recuperado de lesão, pode aparecer na equipe.
Único atacante do esquema 3-6-1 adotado pelo ex-Menudo, William pediu uma receita simples em busca da vaga: coragem.
– Quando atuamos de igual para igual no segundo tempo lá no Morumbi, endurecemos o jogo. O fundamental é ter coragem. Se não tivermos, pode esquecer.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ X SÃO PAULO
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 12 de maio de 2011, quinta-feira
Hora: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas (RS)
Assistentes: Marcelo Barrison e José Calza, ambos gaúchos
AVAÍ: Renan; Emerson Nunes, Gustavo Bastos e Revson; Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Acleisson, Estrada, Robinho e Julinho; William
Técnico: Paulo Silas
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Xandão, Alex Silva e Rhodolfo; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Lucas e Juan; Dagoberto e Fernandinho
Técnico: Paulo César Carpegiani