Número três do mundo e favorito ao título do Masters 1000 de Monte Carlo ao lado de Rafael Nadal, Roger Federer decepcionou nesta sexta-feira (15) e foi eliminado da disputa. Diante do austríaco Jurgen Melzer, o suíço caiu com duplo 6/4.
Com vitórias em todos os três confrontos anteriores realizados contra o rival, Federer esteve irreconhecível. Sem agressividade e errando além do normal, o tenista permitiu que seu saque fosse quebrado no sexto game da partida. No final do primeiro set, ele ainda conseguiu a chance de devolver a quebra, mas não converteu as duas oportunidades que teve.
Na segunda etapa, Melzer tratou de abrir vantagem no placar quebrando novamente o serviço de Federer no terceiro game. Apático, o ex-líder do ranking mundial esboçou pouca reação e acabou derrotado novamente por 6/4.
Melzer, que reclamou de dores nas costas durante o jogo, nunca havia vencido um ex-número um na carreira. Ele aguarda agora o espanhol David Ferrer, que eliminou sérvio Viktor Troicki com um duplo 6/3 e esta invicto no saibro em 2011.