Criação do PSD isola Henry, que “rema contra maré” para manter PP

Data:

Compartilhar:

 

O nascimento do PSD em Mato Grosso deve sufocar e quase levar à morte o PP por causa do esvaziamento de lideranças que vão pular para a nova legenda. 

     A debandada está sendo conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado José Riva. Com ele, pretendem migrar para o partido liderado nacionalmente por Gilberto Kassab outros parlamentares, vereadores e prefeitos. Assim, o PP ficará limitado à liderança do deputado federal licenciado Pedro Henry, secretário de Saúde do governo Silval Barbosa. Essa reviravolta provocará distanciamento dos caciques Riva e Henry.

    O racha no PP deve provocar um efeito similar ao que o ocorreu com o PPS, quando o então governador Blairo Maggi fundou o PR, deixando o deputado Percival Muniz "ilhado" e o PPS às moscas.

     Na época, não existia a Lei de Infidelidade Partidária, que ajudou a controlar o troca-troca de partidos por políticos que possuem mandato. No caso do PSD, entrentanto, os insatisfeitos podem aproveitar a brecha jurídica que permite a mudança no caso de criação de uma nova legenda.

     A saída de Riva se deve, principalmente, a desentendimentos com Henry, que possui temperamento difícil e está batendo de frente com o presidente da Assembleia. Na tentativa de projetar sua imagem, já pensando nas eleições majoritárias de 2014, o secretário estaria tomando decisões que desagradam Riva. Apesar do clima tenso, o deputado tenta colocar panos quentes, amenizando a situação. "Não é descontentamento. Estou bem no PP, só tenho amigos lá. Henry sempre foi um grande parceiro", garante. A criação do PSD, no entanto, é a chance de Riva de escolher a dedo as principais lideranças e atuar sem preocupações com a divisão de poderes.

     O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, que tem Riva como principal padrinho político, está entre os que se mobilizam para a fundação do PSD e chega a ironizar o possível isolamento de Henry. "Tem índio suficiente para os dois caciques", avalia. Mesmo assim, ele é um dos mais empolgados com a migração. Esteve junto com Riva e o vice-governador Chico Daltro em São Paulo para um encontro com Gilberto Kassab, fundador do partido no país, e adianta que participará da manifestação de apoio da criação do PSD, que ocorre em Brasília na quarta (13).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas