O governador Silval Barbosa (PMDB) repassou, nesta sexta-feira (1º), o cargo ao vice-governador Chico Daltro (PP), por conta da viagem que fará aos Estados Unidos, onde permanecerá até o próximo dia 10l.
O peemedebista participará da 13ª Edição do Fórum Nacional de Líderes de Governo – América Latina e Caribe nos dias 5 e 6 de abril, em Washington, evento realizado pela empresa de tecnologia Microsoft. O retorno está programado para o dia 10.
Às vésperas do aniversário de Cuiabá, que ocorre no dia 8l, Daltro, de família tradicional cuiabana, afirmou que estava emocionado em assumir o cargo, nesta circunstância. "Sou cuiabaníssimo e fico feliz em assumir o cargo nesta situação. É um momento de alegria, ainda mais pela programação de homenagens a Cuiabá, que faremos em parceria com a Prefeitura", declarou.
A posse interina de Daltro amplia também a participação do PP nos cargos do Estado. A legenda já controla a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, ambas administradas por deputados federais licenciados – Pedro Henry e Eliene Lima.
Por outro lado, Silval Barbosa orientou a equipe de secretariado a manter todos os projetos em andamento. "A ordem é que todos os secretários obedeçam ao governador em exercício. Não podemos parar o atendimento em serviços básicos e o ordenamento das despesas", disse o governador.
No período em que permanecerá fora do país, Silval promete se empenhar numa articulação para apresentar o potencial turístico de Mato Grosso com o objetivo de atrair investidores.
"Será um evento importante para apresentar o que o Estado tem para oferecer. Tenho a proposta de expandir o crescimento da indústria para aumentar a oferta de empregos. Empresas automobilísticas estão interessadas e tenho o propósito apresentar diferenciais para conquistá-las", destacou Silval.
Evento
Com o tema "Inspirando a nova geração de líderes de Governo", o Fórum dos EUA tem como meta fomentar o debate sobre o papel da Educação na nova geração de cidadãos, o desenvolvimento econômico, inclusão social e o aumento da eficiência governamental, por meio do uso da tecnologia.
A proposta é desenvolver o relacionamento entre os líderes com discussões interativas, estudos de casos práticos e apresentações de palestrantes, entre eles o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Um dos destaques do Fórum será a apresentação dos investimentos em tecnologia promovidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA), na área de Educação nas escolas da rede pública municipal.
A iniciativa chamou a atenção pelo pioneirismo da instalação de centros digitais, com acesso gratuito a internet, lousas eletrônicas, implantação da escola itinerante de informática (ônibus digital), entre outros investimentos.
Além do Fórum, o governador Silval Barbosa também aproveitará a viagem para cumprir uma série de agendas, acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, do secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, do secretário-chefe da Casa Militar, Antonio Moraes, e do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.