Dois dos principais treinadores do futebol brasileiro, Muricy e Luxemburgo pela primeira vez se enfrentarão em um Fla-Flu. Trarão para os gramados do Engenhão a enorme rivalidade dos tempos de São Paulo. No entanto, apesar de carioca da gema, o rubro-negro ainda não conquistou em sua cidade o sucesso que o algoz paulista atingiu em menos de um ano na capital fluminense.
Em oito meses de Laranjeiras, Muricy Ramalho foi campeão do Brasileiro e virou ídolo da torcida tricolor em sua estreia no futebol carioca. Enquanto isso, Luxemburgo tenta, nessa sua terceira passagem pela Gávea, um título no clube que o revelou.
Fla-Flu verá antigos carrascos
Em 1995, o treinador chegou perto, mas perdeu a final do Carioca justamente para o Fluminense. O rival na época era comandado por Joel Santana. Contudo, o banco de reservas ocupado por Muricy Ramalho também não traz boas lembranças ao flamenguista.
Não só pelo 5 a 1 sofrido no próprio Engenhão no fim de setembro de 2010, o que culminou na sua demissão do Atlético-MG. Em 20 confrontos entre ambos, Muricy tem ampla vantagem, com 12 vitórias. Luxemburgo venceu seis vezes, além de dois empates.
Muricy critica gramado das Laranjeiras
Luxa dispara contra fofoqueiros
Procurando minimizar os números e na esperança de manter a invencibilidade na temporada, na qual já levantou a Taça Guanabara, Vanderlei Luxemburgo pediu para os holofotes serem direcionados aos atletas.
– Esqueçam os técnicos. Sempre falo isso e o pessoal acha que é demagogia. O brilho de um clássico pertence aos jogadores.Teremos em campo Ronaldinho, Conca, Thiago Neves, Rafael Moura. Eles fazem o espetáculo, decidem o jogo. Técnico prepara time para ganhar campeonato.
No Rio de Janeiro, Muricy tem adotado estilo mais 'light' nas entrevistas. Foto: Wallace Teixeira/Photocamera
Muricy Ramalho adota a mesma linha. Visivelmente mais paciente com a imprensa desde que veio morar no Rio de Janeiro, o treinador enfrentou Luxemburgo pela primeira vez em 1996 e perdeu os dois primeiros jogos pelo São Paulo diante do Palmeiras.
Confira também
Só começou a dar o troco em 2002, quando o seu Figueirense aplicou 3 a 1 no Cruzeiro e, de lá para cá, raramente perdeu para o rival, com quem tem relação apenas cordial.
– Eu sempre respeito todos os técnicos. Uns ganham mais títulos que os outros. O Vanderlei é um cara muito bem preparado e que sabe armar seus times. É um grande treinador, muito inteligente e existe um respeito grande entre nós.
Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (13), às 18h30, no Engenhão, pela terceira rodada da Taça Rio. Os dois têm 100% de aproveitamento na Taça Rio, liderando suas chaves com seis pontos.