O balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública, apresentado nesta quarta-feira (9) à tarde, mostra que ocorreram sete homicídios nos quatro dias de carnaval em Mato Grosso.
O gari Paulo Rodrigues de Freitas, 27, foi morto na madrugada de hoje (9), no estacionamento do Rondofolia, carnaval popular de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá.
Rafael Ladeia, 19, Thierri José de Oliveira Anacleto, 19, e Idione Ribeiro da Costa, 36, foram presos acusados de assassinar o jovem. Apenas Paulo foi morto em um ponto de festa carnavalesca, as demais vítimas fatais da folia morreram em acidentes de trânsito.
O secretário de Segurança Pública, Diogenes Curado, disse que Rondonópolis registrou os maiores índices de ocorrências durante o feriadão. "Ampliamos o efetivo, policiais de outras cidades deram apoio, mas Rondonópolis teve um carnaval muito violento. Com uma morte dentro do carnaval popular", disse.
A Policia Militar registrou 2.465 ocorrências, sendo que 415 foram infrações de trânsito e 147 lesões corporais. No total, 40 armas de fogo foram apreendidas. 363 pessoas foram presas pela PM em flagrante e 37.563 pessoas foram abordadas. A Polícia Militar também apreendeu 2,24 quilos de drogas.
O comandante da operação PM, coronel Alves de Castro, disse que o efetivo foi ampliado com suspensão das licenças-prêmio, férias e mudanças nos plantões. "A intenção é de promover a segurança no carnaval".
No total, 3.554 militares estavam trabalhando no carnaval, com 344 veículos. A Rotam deu apoio aos militares com 80 policiais e 17 viaturas.
O Corpo de Bombeiros trabalhou com um efetivo de 455 agentes, sendo 253 somente na Baixada Cuiabana. Os bombeiros registraram 69 ocorrências, número menor que 2010, que teve 109 registros.
A Polícia Civil registrou, na região metropolitana, 58 prisões em flagrante e 87 pessoas foram presas. Foram registrados 21 lesões corporais, seis casos de homicídio culposo e nove de embriaguez ao volante.
Nos 12 pólos do interior, foram registrados 173 autos de prisão em flagrante e 253 pessoas foram presas. Foram registrados seis homicídios, cinco roubos de veículos e 27 furtos de veículos. Foram apreendidos um quilo de drogas e 23 armas pelos agentes da Polícia Civil.