FUTEBOL
Madura, seleção olímpica inicia busca pelo
ouro contra último "pesadelo"
Liderado por Neymar, Brasil sub-20 enfrenta Paraguai nesta segunda-feira (17)
A ressaca do Brasil após uma Copa do Mundo costuma ser planejando a conquista do inédito ouro olímpico dois anos depois. Nesta segunda-feira (17), a seleção brasileira sub-20 dá início ao projeto Londres-2012 enfrentando logo de cara um adversário que traz más recordações: o Paraguai, à 0h10 (de Brasília), no estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru.
É na cidade peruana que o time comandado por Ney Franco disputará toda a primeira fase do Sul-Americano sub-20, que classificará as duas primeiras seleções para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Para vencer essa primeira barreira, o treinador aposta na maturidade de sua equipe.
– Há alguns anos quem integrava uma seleção sub-20 mal atuava nos profissionais dos seus clubes. Agora, isso mudou e os jovens de 17, 18, 19 anos são maduros, preparados para lidar com a pressão. Essa experiência será fundamental para chegarmos ao título.
Porém, logo na estreia o Brasil terá um adversário que costuma ser indigesto nas categorias de base. No início de 2004, o Paraguai, com gol de De Vaca, eliminou a seleção brasileira, que não se classificou para a Olimpíada de Atenas, em geração que contava com Robinho e Diego.
Para impedir novo fracasso, a CBF anunciou em setembro do ano passado Ney Franco como novo coordenador de toda divisão de base do Brasil e como comandante da seleção brasileira sub-20, com total respaldo do treinador do time principal, Mano Menezes. Desde dezembro o elenco treina junto.
– Defini a forma de jogar, isso era o mais difícil. Vamos com uma linha de quatro atrás, dois volantes e três meias-atacantes, que viram homens de frente. Com a bola, teremos um 4-2-4.
Nesse esquema de Ney Franco, o atacante Henrique fica fixo na frente, com Lucas, Oscar e Neymar encostando. O santista, por sinal, é a grande estrela do time, que não pode contar com o meia Philippe Coutinho, da Internazionale (ITA), machucado.
Entretanto, embora bastante assediado pelos torcedores e provável vítima dos marcadores adversários, Neymar fala em dividir a responsabilidade.
– Recebo muito carinho não só no Brasil, mas nessa chegada ao Peru também. Isso me deixou muito feliz e não esperava. Mas viemos aqui para jogar futebol e faremos isso. Cada um terá sua tarefa em campo.
O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano, ao lado de Paraguai, Colômbia, Bolívia e Equador. Todos se enfrentam dentro da mesma chave na primeira fase e os três primeiros avançam para o hexagonal.
Nessa fase final, o campeão e o vice se classificarão para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, enquanto os quatro primeiros se credenciarão para o Mundial da categoria na Colômbia, no segundo semestre de 2011.
BRASIL X PARAGUAI
Local: estádio Jorge Basadre, em Tacna (Peru)
Data: 17 de janeiro de 2011 (segunda-feira)
Horário: 0h10 (de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas (Argentina) e Francisco Mondria (Chile)
BRASIL: Gabriel; Danilo, Juan, Bruno Univi e Alex Sandro; Casemiro, Zé Eduardo, Lucas e Oscar; Neymar e Henrique
Técnico: Ney Franco
PARAGUAI: Mario Ovando; Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera e Nelson Ruiz; Diego Benítez, Hernán Pérez, Marcos Giménez e Oscar Ruiz; Miguel Medina e Claudio Correa
Técnico: Adrian Coria