O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que a implantação de indústrias no Estado deve representar uma nova fase de desenvolvimento para Mato Grosso. Segundo ele, os novos investimentos vão acelerar a economia e possibilitar que a produção agropecuária seja transformada em outros setores geradores de empregos. "O Estado é emergente. Tudo o que é produzido pode ser revertido em oportunidades para todos", ressaltou.
Para o governador, a maior dificuldade que Mato Grosso ainda enfrenta para consolidar o seu desenvolvimento econômico diz respeito à logística de transportes, que dificulta tanto a implantação de indústrias quanto o escoamento da safra. Ele destacou, entretanto, que a presidente Dilma Rousseff (PT) já está ciente do problema e deve auxiliar na recuperação de rodovias e na implantação ferrovias e hidrovias. "Já somos o maior em quase tudo. Com isso podemos ser o Estado mais rico da federação", destacou.
Recentemente o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos esteve no Estado para inauguração de 48 quilômetros de pavimentação da BR-242, na região de Querência, e assinatura de ordens de serviços para recupareção de trechos das BRs 163, 364, 242, além de investimentos nas obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo. No total foram R$ 750 milhões investidos em Mato Grosso.