O governador Silval Barbosa (PMDB) encaminha hoje para Assembleia Legislativa a proposta de reforma administrativa. A aprovação da matéria deve acontecer ainda este ano para que o peemedebista possa promover as mudanças no seu segundo mandato, que começa em um mês.
Uma reunião no Palácio Paiaguás entre o governador e o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), antecipa o envio da matéria. Deputados da base governistas também serão chamados para o encontro.
A proposta do governo prevê a fusão e desmembramentos de Secretaria. Com uma agenda extensa dividida entre compromissos institucionais e políticos, a previsão da Casa Civil é de que o governador se reúna com líderes de bancada da Assembleia Legislativa, após o meio-dia. Os parlamentares vão aproveitar o encontro para reivindicar do peemedebista o aumento no valor das emendas destinadas aos deputados no Orçamento Geral do Estado para o próximo ano, que está em tramitação na Casa de Leis.
O governador também buscará entendimento com a bancada para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2001. Barbosa tem acompanhado os últimos detalhes da proposta de mudanças nas Secretarias, que está sendo conduzida pela Casa Civil.
Para garantir apoio na Casa de Leis para aprovação do projeto, Silval argumentará junto os deputados o modelo de gestão pública que pretende empregar no segundo mandato. Ele apresentará estudos que comprovam a economicidade da medida.
Paralelamente às mudanças na máquina pública, Silval inicia os entendimentos com os partidos aliados para a composição do futuro governo.
A nova administração, segundo o governador, irá promover alterações no staff para a implementação de políticas públicas eficazes para promover uma "revolução" no setor industrial – que poderá agregar valor ao setor produtivo.
Ontem, o chefe do executivo estadual recebeu em seu gabinete vários líderes políticos para discutir a participação das legendas na estrutura do governo. No entanto, a definição dos cargos só ocorre nos próximos dias.
Silval Barbosa deverá encontrar, junto aos líderes de bancada da Casa de Leis, um ambiente favorável para consolidar seus planos em relação à reestruturação do staff.
Filosofia de Governo
Intitulado de "Formulação da filosofia para o novo governo", será realizado hoje o seminário dirigido para secretários de Estados, secretários-adjuntos, dirigentes de autarquias, incluindo a Unemat, no auditório do Palácio Paiaguás. Participam do seminário como palestrantes Nino Carvalho, Ricardo Amorim, Vivaldo Lopes, Onofre Ribeiro e Marcelo Neri.
O jornalista Nino Carvalho, mestre em Administração, pós-graduado em Marketing e Estratégia, vai falar sobre "Comunicação estratégica e construção de marca de Governo".