Com poucas aspirações nesta reta final de Campeonato Brasileiro, Ceará e Flamengo empataram por 2 a 2 na noite desta quarta-feira (3), no Castelão, e em nada alteraram suas posições na tabela da competição. A partida foi marcada pelas falhas dos respectivos goleiros.
Na meta cearense, Michel Alves errou logo aos 2min de jogo, permitindo que o Flamengo abrisse o placar com Welinton. No entanto, os dois gols dos donos da casa vieram após falhas de Marcelo Lomba. Em ambas Magno Alves aproveitou.
Com o ponto conquistado, os alvinegros continuam em 11º lugar, com 44 pontos, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana 2011, meta da equipe. Objetivo que é o mesmo do Rubro-Negro carioca.
No entanto, a igualdade segurou o Flamengo quatro pontos atrás do Ceará, em 13º e a uma posição da zona de classificação para o torneio continental. Esse foi o terceiro empate seguido do time da Gávea.
Ao menos a equipe visitante manteve a invencibilidade de seu treinador, Vanderlei Luxemburgo, que ainda não perdeu no comando do clube. Foram seis partidas, com dois triunfos e quatro igualdades.
A chance de reencontrar o caminho da vitória virá no domingo (7), às 19h30, quando receberá, em Volta Redonda, o Atlético-PR. Um dia antes, mas no mesmo horário, o Ceará vai até Porto Alegre duelar com o Grêmio, no estádio Olímpico.
Nessa noite, os mandantes foram surpreendidos logo no começo da partida. Aos 2min, Renato cobrou escanteio e o goleiro Michel Alves saiu mal. A bola sobrou para o zagueiro Welinton, que de bico abriu o placar, marcando seu primeiro gol pelos profissionais do Flamengo.
No entanto, a vantagem adquirida não fez os cariocas passarem a explorar os contra-ataques. Mesmo com três atacantes – Deivid, Diogo e Diego Maurício, o Rubro-Negro passou a ser dominado pelo Ceará, sem demonstrar resistência.
Aos 25min, Magno Alves, jogador mais perigoso dos mandantes, acertou a trave. Contudo, dois minutos depois o atacante não vacilou. Marcelo Lomba retribuiu a saída ruim de seu colega Michel Alves e soltou a bola nos pés do Magnata, que chutou forte, no ângulo, empatando.
Empolgado, o Ceará prosseguiu pressionando e por pouco Washington não virou aos 34min, mas a bola foi para fora. Aos 43min, em carrinho providencial, Willians evitou arremate de Geraldo.
Contudo, na segunda etapa os cearenses deram a impressão de terem cansado. Com isso, o Flamengo equilibrou as ações e passou a ser levemente superior com as mexidas de Luxemburgo, que aos 17min desmanchou o 4-3-3, dando lugar ao 4-4-2, tirando Diogo e Diego Maurício e colocando o meia Marquinhos e o atacante Val Baiano.
Cinco minutos depois, veio o desempate. Novamente Renato levantou na área e desta vez encontrou a cabeçada certeira de Ronaldo Angelim. No entanto, aos 36min, Boiadeiro chutou, Marcelo Lomba falhou feio e soltou nos pés de Magno Alves, que empurrou para as redes.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 x 2 FLAMENGO
Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 3 de novembro de 2010 (quarta-feira)
Hora: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Anderson de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Geraldo (Ceará); Willians (Flamengo)
Gols: CEARÁ: Magno Alves, aos 27 do primeiro tempo e aos 36 minutis do segundo tempo
FLAMENGO: Welinton, aos dois do primeiro tempo, e Ronaldo Angelim, aos 23 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Michel Alves, Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio; Michel, Heleno (Reina), João Marcos e Geraldo (Wellington Amorim), Magno Alves e Washington (Marcelo Nicácio)
Técnico: Dimas Filgueiras
FLAMENGO: Marcelo Lomba, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Corrêa e Renato Abreu; Diogo (Val Baiano), Deivid (Fernando) e Diego Maurício (Marquinhos)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo