Três municípios de Mato Grosso terão novas eleições

Data:

Compartilhar:

 

Os eleitores dos municípios de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), Novo Mundo (785 km ao Norte) e Campos de Júlio (553 km ao Noroeste) vão as urnas no dia 5 de dezembro, escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos das cidades. A data da eleição suplementar foi definida nesta terça-feira (26), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. 

Conforme resolução baixada pelo TRE, os partidos deverão realizar as convenções para escolha dos candidatos entre os dias 27 e 30 de outubro. Os pedidos de registro de candidatura deverão ser protocolados até as 19h, do dia 2 de novembro, nos respectivos cartórios eleitorais. Embora na data seja feriado nacional (Dia de Finados), os cartórios irão trabalhar em regime de plantão.

O prazo para pedido de registro individual se encerra às 19h do dia 3 de novembro. Já os pedidos de impugnação de candidatura deverão ser protocolados até dois dias, após a publicação dos requerimentos apresentados. 

As novas eleições foram marcadas, após decisão do Pleno do TRE que cassou os mandatos dos prefeitos eleitos em 2008 e atendendo a legislação que prevê novo pleito em casos de candidatos que tiveram mais de 50% dos votos válidos. No caso de Poconé, o prefeito cassado foi Clóvis Martins (PTB), em Novo Mundo – Aurelino Pereira de Brito (PT) e em Campos de Júlio – Claídes Lazaretti Masutti (PMDB).

Recursos

O andamento processual dos recursos eleitorais terá o prazo reduzido, sendo dois dias para manifestação do Ministério Público e dois dias para que o relator sorteado submeta o caso ao Pleno do TRE. No caso de recursos junto ao Tribunal Superior Eleitoral, a defesa terá o prazo de 48h.

Ribeirão Cascalheira

A escolha do novo prefeito de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá) foi adiada de 31 de novembro para 7 de novembro, em virtude da Resolução nº 23.332 do TSE, que impede a realização de eleições na data marcada para o segundo turno. O prefeito eleito em 2008, Francisco Assis dos Santos (PT) foi cassado, por compra de votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas