Brasileiros avançam na Sul-Americana e transformam volta do G-4 em uma festa ingrata

Data:

Compartilhar:

Nesta semana, nove equipes do Campeonato Brasileiro comemoraram o fato de o torneio voltar a classificar quatro clubes para a Copa Libertadores de 2011, mas toda a festa feita por torcedores, jogadores e dirigentes ficou indigesta nesta quarta-feira (20), quando Atlético-MG, Palmeiras e Goiás se classificaram para as quartas de final da Copa Sul-Americana.

A decepção ocorre pelo fato de a Sul-Americana dar uma vaga na Libertadores ao seu campeão. Caso um clube brasileiro vença a competição, o G-4 quatro volta a ser G-3. Ou seja, o Brasileirão classificará apenas três equipes para o torneio continental do primeiro semestre do próximo ano.

Na segunda-feira (18), quando a Conmebol anunciou mudanças nas regras e a retomada das quatro vagas no Brasileirão, quase todos os clubes beneficiados se pronunciaram, e o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, foi uma das poucas vozes discordantes. Ele disse acreditar que um brasileiro venceria a Sul-Americana, o que não mudaria nada. Diante dessa crescente possibilidade, os que cantaram vitória provavelmente já estão com medo de o G-4 encolher para G-3 novamente.

O Palmeiras derrotou o Universitario de Sucre por 3 a 1 e vai enfrentar o Atlético-MG, que perdeu para o Independiente Santa Fé, mas mesmo assim se classificou. O Goiás foi outro que foi derrotado, mas avançou. O time perdeu para o Peñarol, do Uruguai, por 3 a 2. Contudo, obteve a vaga pelos gols marcados fora de casa.

O cenário pode piorar ainda mais nesta quinta-feira (21), quando o Avaí enfrentará o Emelec, do Equador, e pode ser o quarto time brasileiro classificado para as quartas de final. Após a derrota por 2 a 1 fora de casa, o time catarinense precisa apenas de uma vitória por 1 a 0 para enfrentar o Goiás na próxima fase.

Caso isso ocorra, já serão dois times brasileiros garantidos na semifinal da Sul-Americana. Como as equipes brasileiras não se cruzarão nas semis, a final pode ser totalmente brasileira.

Com o bom desempenho dos brasileiros, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Atlético-PR, Grêmio, Botafogo, São Paulo e Vasco ficam na torcida contra as equipes nacionais. Internacional e Santos já estão classificados para a Libertadores, enquanto o Palmeiras tem chance tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas