Menos de 15% dos planos de saúde oferecem consulta com clínico geral em até um dia

Data:

Compartilhar:

 

 

Getty ImagesGetty Images

Falta de contato entre médico e paciente, dependência da rede credenciada e baixa remuneração são causas da demora


 
 
 

 

 
Um levantamento realizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável pelos planos de saúde do país, divulgado nesta quinta-feira (30), mostra que menos de 15% dos planos de saúde realizam uma consulta médica básica (com um clínico geral) no prazo médio de um dia. Já a maioria (65%) só consegue realizá-la entre quatro e sete dias.

 

Em casos extremos, as operadoras admitem realizar a consulta em períodos bem mais longos, fazendo o paciente esperar até dois meses para ser atendido por um clínico.

Diante desta realidade, a agência definiu prazos máximos de atendimento aos usuários, obrigando aos planos de saúde oferecer aos clientes a consulta básica em no máximo sete dias. A data é considerada razoável por 67,5% das 415 operadoras que participaram do levantamento. Enquanto isso, somente 11% acham que é razoável fazer a consulta básica em um dia.

Esses números são baseados em uma pesquisa inédita da ANS sobre prazos de atendimento praticados e considerados "razoáveis" pelas operadoras. A pesquisa contou com a participação de 72% das empresas de planos de saúde do país, responsáveis por atender 89% dos 42 milhões de pessoas que usam esse tipo de serviço no país.

Para Abrão Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional São Paulo, a demora para conseguir atendimento é consequência de três fatores: falta de proximidade entre médico e paciente, dependência da rede credenciada de médicos dos planos de saúde e baixa remuneração desses profissionais.

– O ideal é que as pessoas tenham acesso a um médico de sua confiança, como se fosse um médico particular, mesmo que ele pague ao médico e receba reembolso do convênio.

Para Cury, essa dinâmica diminuiria a espera por uma consulta, já que o médico poderia atender o paciente em um menor espaço de tempo e receber mais por isso, o que diminuiria a quantidade de pacientes atendidos por dia.

– O médico que atende mais de 30 pacientes por dia não tem nem condições de fazer um encaixe, caso alguém precise. Se ele fosse mais bem pago, poderia atender menos pessoas com mais qualidade.

Prazos por especialidade

Por determinação da ANS, diferentes especialidades terão prazos máximos específicos para oferecer a consulta básica. Veja abaixo.

 

Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, cardiologia e ortopedia e traumatologia) 7 dias 
Consulta nas demais especialidades médicas 14 dias 
Consulta de Fonoaudiologia 10 dias 
Consulta de Nutrição 10 dias 
Consulta de Psicologia 10 dias 
Sessão de Terapia ocupacional 10 dias 
Sessão de Fisioterapia 10 dias 
Serviços de diagnóstico por laboratório clínico  3 dias
Serviços de diagnóstico por imagem 10 dias 
Procedimentos de alta complexidade   21 dias
Internações eletivas  21 dias
Urgência e Emergência 24h  imediato
Consulta de Odontologia  7 dias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas