Eleitor pode aproveitar o fim de semana para tirar 2ª via do título

Data:

Compartilhar:

A partir das eleições deste ano, marcadas para 3 de outubro, é obrigatório apresentar o título e um documento com foto para votar.

Poderão pedir a segunda via os eleitores que já estavam cadastrados até o último dia 5 de maio, data em que foi fechado o cadastro eleitoral para 2010. Quem não puder aproveitar o mutirão deste fim de semana terá até o dia 23 de setembro para procurar um cartório eleitoral a fim de regularizar sua situação. O serviço é gratuito.

Em São Paulo, os cartórios ficarão abertos neste fim de semana em regime de plantão entre 12h e 18h. Para pedir o novo título, o eleitor deve comparecer ao local portando um documento com foto.

Servem a carteira de identidade, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação ou o passaporte. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas.

Plantão

Ainda no Sudeste, os eleitores de Minas Gerais poderão procurar a Justiça Eleitoral entre 12h e 19h. No Rio, o atendimento será feito das 11h às 19h na capital; no resto do Estado, o horário ficará a critério de cada zona eleitoral.

No Sul, os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul participam do mutirão. O primeiro, das 13h às 17h, o segundo, de 12h a 19h. A Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre, no entanto, funcionará entre 9h e 19h.

Em Pernambuco, todos os cartórios eleitorais vão participar do mutirão com plantão das 8h às 17h. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) pernambucano firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública para atender os moradores de municípios atingidos pelas enchentes e que perderam outros documentos. Assim, a população local poderá tirar no fim de semana, além do título eleitoral, os documentos de identificação.

Ao todo, na região Nordeste, participam os Estados do Piauí, das 7h às 19h; Ceará, das 8h às 17h; Bahia, das 8h às 13h em Salvador e demais municípios com horário a critério do juiz eleitoral; Maranhão, das 8h às 19h; Paraíba, das 8h às 14h; Sergipe, das 8h às 18h na capital e das 8h às 14h no interior; e Alagoas, das 9h às 13h. O Rio Grande do Norte deixou o plantão para o próximo fim de semana (dias 18 e 19), com atendimento entre 8h e 13h.

Na região Norte, o Acre participa das 8h às 18h; o Amazonas, das 9h às 13h; Amapá, das 9h às 14h; Roraima, das 8h às 18h; Tocantins, das 13h às 19h; e Rondônia, das 8h às 18h, com intervalo de duas horas para o almoço. No Pará, o eleitor poderá pedir a segunda via do título entre 8h e 15h, sendo que a Justiça Eleitoral contará com a parceria da Secretaria de Segurança Pública para emissão do documento de identidade.

No Centro-Oeste, os cartórios de Mato Grosso funcionarão das 13h às 18h. Em Goiás, o plantão estará a critério de cada zona eleitoral. No Distrito Federal, assim como no Rio Grande do Norte, o plantão também será no fim de semana seguinte.

Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina não participam do mutirão. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza em seu site os contatos dos tribunais regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas