O candidato socialista ao Governo, Mauro Mendes (PSB), aproveitou as imagens feitas durante a visita da presidenciável Dilma Roussef (PT) a Cuiabá, no último dia 25 de agosto, para utilizá-las, repetidas vezes, durante seu programa eleitoral na TV, nesta sexta-feira (3).
As imagens foram feitas quando Mauro recepcionou a petista, em um hangar do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, fato que causou constrangimento e polêmica, já que em Mato Grosso Dilma apóia o candidato à reeleição, o governador Silval Barbosa (PMDB).
Em seu programa na TV, Mendes focou em qualificação de jovens e adultos, mostrando imagens de sua própria empresa, a Bimetal, na qual afirma ter implantado condições de funcionários a cursarem até faculdade. Neste ponto, novamente ele usou a imagem da Dilma.
Foram quatro inserções da presidenciável. Em nenhuma delas, porém, há falas da candidata.
Silval e Wilson
Já Silval Barbosa exibiu, no início de sua propaganda, discursos de Dilma em que ela pede votos para o peemedebista. Também mostrou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, que, em declaração, reforça que a reeleição do mato-grossense seria a continuidade de desenvolvimento ao Brasil e, consequentemente, de Mato Grosso.
Além dos líderes petistas, o programa também mostrou o ex-governador e candidato ao Senado, Blairo Maggi (PR): ele afirmou que, hoje, a população "não quer só um tapinha nas costas, e sim resultados".
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luis Antônio Pagot, também pediu votos a Silval, dizendo que a continuidade é muito importante para o Estado continuar avançando.
O candidato Wilson Santos (PSDB) recebeu o apoio de Jaime Campos (DEM). Para o democrata, apenas um homem com o histórico de Wilson poderá ser governador de Mato Grosso.
A propaganda do tucano focou em projetos de assistência social, como o Siminina, que proporciona à meninas de baixa renda educação e lazer. A esposa de Wilson, Adriana Bussiki, apresentou o projeto. Em uma de suas propostas, ele diz que, se eleito governador, a ideia é de que o Siminina seja levado para todo o Estado.
O candidato Marcos Magno (PSOL) apresentou seu vice, advogado José Roberto, e citou algumas de suas propostas para Educação, entre elas a ampliação do orçamento para a pasta e a redução do número de alunos por sala de aula.