Garotos de programa de todas as regiões do país, Ongs, gestores e ativistas se reúnem com o Governo Federal para discutir questões de saúde e prevenção de doenças como Aids e outras DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O Entrasex (Encontro Nacional de Prevenção junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino) acontece a partir desta quarta-feira (24) e segue até sexta (27) em Brasília (DF).
O encontro promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no hotel Lake Side, deve reunir cerca de 75 pessoas, 25 deles profissionais do sexo. Segundo o diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, o objetivo do encontro é discutir sobre prevenção de doenças ligadas à prática sexual.
– Nossa intenção é criar um espaço de diálogo com o objetivo de avançar na prevenção das DST,HIV/Aids e Hepatites Virais entre os profissionais do sexo.
O Entrasex é uma das ações do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, HSH (homens que fazem sexo com homens) e travestis. Os garotos de programa fazem sexo em troca de dinheiro e, por isso, estão vulneráveis às doenças.
O encontro vai fomentar ainda discussões sobre a legalidade da profissão e o combate às ilegalidades da exploração sexual (tráfico de pessoas e exploração de menores); segurança no trabalho, fidelização de clientela e redução de danos.
As propostas surgidas no encontro farão parte do Plano de Ação para Prevenção junto aos trabalhadores do sexo masculino.