Fluminense e Corinthians se isolaram nas duas primeiras posições após a 13ª rodada do Brasileirão. Os cariocas, com 29 pontos, estão na liderança. O Timão vem na sequência, com 28. É a partir daí que se abre o abismo. O Ceará, terceiro colocado, aparece com sete pontos a menos.
Faltando seis rodadas para o término do primeiro turno, já é possível dizer que os dois primeiros disputam um campeonato à parte pelo título simbólico de campeão da primeira metade do Campeonato Brasileiro.
Dois times contribuíram diretamente na 13ª rodada para que a diferença fosse tão grande. O Cruzeiro acabou ajudando seu ex-comandante. Com o empate por 0 a 0 com o Grêmio Prudente, o time mineiro ficou na quinta posição, com 20 pontos. Se tivesse vencido a partida, estaria a seis pontos do Corinthians, de Adílson Batista.
O Ceará também empatou por 0 a 0, só que com o Atlético-GO. A igualdade deixou os cearenses na terceira posição com 21 pontos. Em caso de vitória, a diferença para o vice-líder estaria em apenas cinco pontos.
O Inter é o único time que ainda pode diminuir a diferença em relação aos dois primeiros. Como teve seu jogo contra o Santos adiado, o time gaúcho permaneceu com 20 pontos. Se tivesse ganhado a partida que estava prevista para acontecer no sábado (7), a diferença também seria de cinco pontos para o Timão.
Os próximos seis jogos definirão quem será o campeão simbólico do primeiro turno do Brasileirão. O Corinthians terá pela frente, na sequência do campeonato: Avaí, São Paulo, Cruzeiro, Vitória e Goiás. O jogo contra o Vasco, válido pela 18ª rodada, foi adiado para o dia 13 de outubro. Assim, o Timão terá um jogo a menos que o Fluminense quando o primeiro turno acabar.
Além disso, os corintianos terão que torcer por dois de seus maiores rivais para conseguir o título da primeira metade do Brasileiro. Isso porque o Fluminense terá como adversários nas próximas seis rodadas Inter, Vasco, Goiás, Fluminense, Palmeiras e Guarani.