Há tempos o colágeno já vem sendo usado como um aliado das mulheres quando o assunto é beleza. A nutricionista Luana Grabauskas, de São Paulo, explica que ele representa cerca de 25% de toda a proteína do organismo humano e tem a função de dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Em outras palavras, ele é capaz de melhorar a elasticidade da pele, evitando a tão temida flacidez. Essa proteína também age na saúde dos cabelos e das unhas.
Sabe aquela história de que gelatina faz bem para a pele por causa do colágeno? É mito. As principais fontes são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe, ovos etc).
Quem quer aproveitar melhor os benefícios do colágeno pode recorrer à suplementação.
– Esses suplementos à base de colágeno funcionam desde que sejam conciliados a uma alimentação equilibrada, pois para o colágeno ser sintetizado pelo organismo são necessários vitamina C, vitamina E, selênio e zinco.
As pessoas que buscam manter a forma também podem ver no colágeno um aliado. Luana conta que as gomas feitas dessa proteína ajudam no controle da saciedade, deixando a pessoa mais satisfeita. Segundo ela, o colágeno hidrolisado tem melhor absorção e pode ser encontrado na forma de pó, bebidas prontas para consumo, cápsulas, balas e até bombons.
Andrea Dario Frias, Ph.D em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, também de São Paulo, explica que o colágeno hidrolisado potencializa o rejuvenescimento e prolonga a juventude. O alimento pode ser utilizado em bebidas como leites, sucos, vitaminas e iogurtes.
A especialista ensina a versão do famoso chocolate quente, tão consumido nessa estação, mas com o grande diferencial: ele é a base de colágeno.
Dois copos de leite desnatado (400 ml)