Esse friozinho é convidativo para tomar sopas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, algumas delas podem ser bem gordurosas. Viviane Chaer Borges, nutricionista do hospital São José – unidade da Beneficência Portuguesa – de São Paulo explica que o ideal é escolher fontes ricas em nutrientes.
Veja como preparar uma sopa de grão-de-bico bem leve
– Se servidas como entradas, as sopas devem ser mais leves, feitas de legumes e vegetais folhosos cortados ou na forma de cremes. Já quando são prato único, podem conter carnes (fonte de proteína), batatas, arroz ou macarrão (carboidrato) e vegetais.
Porém, os feculentos como a batata, a mandioca e a mandioquinha merecem atenção especial.
– Muitos pensam que estes alimentos são classificados como vegetais, mas são fonte de carboidrato semelhante ao arroz e ao macarrão, e deixam a sopa mais calórica.
Nesse caso, a batata pode ser substituída por legumes como a cenoura, o chuchu, a vagem ou a abobrinha, menos calóricos e igualmente ou quase tão saborosos. É preciso atenção também com os cremes, pois a maioria tem leite, farinha de trigo ou creme de leite como base, ingredientes que elevam o nível calórico da refeição.