Na pesquisa liderada pela professora Rosely Sichieri, foram analisadas 411 mulheres com idades entre 30 a 50 anos e IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 25. Todas foram submetidas a uma dieta hipocalórica e divididas em três grupos: um deles consumiu três peras por dia, outro, três maçãs e o terceiro recebeu biscoitos de aveia com quantidade de fibras equivalentes às frutas.
Após dez semanas, o grupo que recebeu os biscoitos perdeu cerca de 730 g e o das maçãs, 1,32 kg. O grupo que comeu as peras, para felicidade de quem gosta da fruta, foi o que mais perdeu: 2,17 kg.
Além de a pera ajudar as participantes a emagrecer, elas também sentiram menos fome e consequentemente, ingeriram menos calorias.
Coloque a pera no seu cardápio
Para quem quer eliminar alguns quilinhos, a ideia é consumir três unidades de peras por dia. Uma dica é substituir os lanches entre as refeições pela fruta. A nutricionista Livia Nogueira, de São Paulo, conta que ela possui inúmeros benefícios à saúde
– A pera é rica em vitamina C (responsável pela manutenção do colágeno), A (que aumenta a imunidade e mantém a saúde da pele) e vitaminas do complexo B (que cuidam da saúde dos nervos e músculos).
Além de dar uma ajudinha na dieta, é rica em água, pobre em calorias (cerca de 63 por unidade), ajuda a regular o intestino, tem potássio e auxilia na redução da pressão arterial.
Veja algumas receitas para fazer com peras:
Salpicão de frango
Pera ao maracujá
Torta de pera