Alianças preparam definição de candidaturas ao Governo

Data:

Compartilhar:

 

 

As candidaturas do governador Silval Barbosa (PMDB) e do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) serão oficializadas, em atos distintos, no próximo sábado (26). O projeto do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo do Estado será oficializado no dia 30 (quarta-feira), último prazo para realização das convenções partidária, conforme a legislação eleitoral.

O ato peemedebista acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, das 8 às 13 horas, do sábado. Paralelamente, os partidos aliados, como PT e PR, farão suas convenções no mesmo local, das 8 às 10 horas. A programação prevê que  às 10h30 seja feita a oficialização do nome de Silval Barbosa, com a participação dos demais partidos.

Até o momento, a organização da convenção não confirmou nenhuma presença com representatividade nacional no evento da situação. Sabe-se que foram convidados a candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e o virtual candidato a vice, deputado federal Michel Temer (PMDB), presidente nacional do partido e da Câmara Federal.

Silval Barbosa iniciou sua carreira política como prefeito de Matupá (entre 1993 e 1996). Deputado estadual por dois mandatos (1998 – PTB; 2004 – PMDB), foi 1º secretário da Assembléia Legislativa (2003/2004) e presidente (2005-2006). Em 2006, foi eleito vice-governador, na chapa do ex-governador Blairo Maggi (PR), assumindo o posto com a renúncia do titular, que disputará uma vaga ao Senado.

PSDB

Wilson Santos terá sua candidatura homologada em convenção no Ginásio de Esporte Verdinho, na CPA I, em evento marcado para acontecer entre 8 às 12 horas. O PTB também fará sua convenção no local. Outro aliado, o Democratas (DEM), se reunirá na sede da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM), e, depois, seguirá para o Verdinho.

A convenção, segundo a organização, contará com a participação de dirigentes de todos os municípios do Estado, além da presença de pelo menos dois membros da executiva nacional. A previsão é que venham prestigiar o evento os senadores Arthur Virgílio (PSDB/AM) e Álvaro Dias (PSDB/PR).

O candidato a presidente José Serra (PSDB) foi convidado para a convenção, mas, uma vez que nada vão acontecer várias outras convenções, Serra informou que não poderá participar do evento em Mato Grosso.

Wilson Santos começou na vida pública como secretário de Serviços Públicos de Cuiabá, se elegeu vereador de Cuiabá em 1988 pelo PMDB. Renunciou ao mandato quando foi eleito em 1990, pelo PDT, a deputado estadual, e reeleito em 1994. Em 1998, elegeu-se deputado federal pelo PMDB. Em 2000, concorreu, pela primeira vez, à Prefeitura de Cuiabá, obtendo o terceiro lugar.

Reeleito deputado federal em 2002, pelo PSDB, se licenciou para concorrer novamente à Prefeitura da Capital, em 2004. Decidida a eleição no segundo turno, Wilson Santos foi o vencedor. Em 2008, em eleição novamente decidida no segundo turno, foi reeleito prefeito. Renunciou ao cargo para disputar o Governo, deixando a Prefeitura sob comando do vice, Chico Galindo (PTB).

PSB

A oficialização do empresário Mauro Mendes ficou para o último prazo. O PSB realizará convenção partidária no Ginásio Dom Aquino, das 14 às 18 horas. Os partidos aliados – PPS, PV e PDT – farão eventos em outros locais, só que no mesmo dia. Todos se reunião no Ginásio Dom Aquino, a partir das 16h30.

A convenção do PPS acontecerá na Assembléia Legislativa, das 14 às 16 horas; a do PV será no Palácio das Instruções, no mesmo horário; e a do PDT, na Escola Estadual Liceu Cuiabano.

Mauro Mendes entrou na política nas eleições de 2008, quando disputou a Prefeitura de Cuiabá, pelo PR, indo para o segundo turno contra Wilson Santos, perdendo as eleições. Agora, ele ressurge como candidato ao Governo do Estado, após deixar a base do Governo e se filiar ao PSB.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas