Cirurgia inédita no Brasil retira útero, trompas e ovários pelo umbigo

Data:

Compartilhar:

A clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas, da USP (Universidade de São Paulo), realizou cirurgia inédita no país. Com uma única incisão de um centímetro e meio no umbigo, os médicos retiraram o útero, as trompas e os ovários de uma paciente de 66 anos, com tumor de 6 cm no ovário. 

 

Hilda Toniato passou pela cirurgia para a retirada de um tumor no útero, mas também teve de extrair as trompas. A operação durou pouco mais de duas horas. Segundo a paciente, a cirurgia foi indolor e correu tudo bem. Ela voltou para casa um dia depois.

Veja a reportagem completa do Jornal da Record.

 


No procedimento chamado single port (acesso único) é feito um corte de apenas um centímetro e meio no umbigo. Com uma micro câmera o problema é identificado e os órgãos são retirados com duas pinças cirúrgicas.

Antes esse tipo de operação era feito com até quatro cortes no abdome da paciente e a recuperação durava aproximadamente 15 dias. A nova técnica reduziu esse tempo pela metade, além de não deixar cicatrizes.

A técnica já era utilizada nos Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul, mas foi realizada no Brasil pela primeira vez. O procedimento ainda não é coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas segundo os médicos reduz consideravelmente os custos com internação nos hospitais públicos e privados.

Tanto a cirurgia quanto a recuperação são mais rápidas do que na retirada tradicional, por isso, mais pessoas podem ser internadas em um espaço menor de tempo, segundo o médico-cirurgião, Sérgio Conti. Com isso, há ainda redução de custos de internação para o setor como um todo.

– A cirurgia com punção única é uma evolução da cirurgia laparoscópica, permitindo uma recuperação talvez ainda mais rápida. Entretanto, este tipo de procedimento ainda precisa ser aprimorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas